Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

O tempo fechou na seção da camará dos vereadores em Cabo frio

Acabou suspensa a sessão da Câmara de Cabo Frio da manhã desta terça-feira (10), que colocaria em pauta mensagem do Executivo pedindo autorização para o empréstimo de R$ 200 milhões junto ao Banco do Brasil. Os trabalhos foram interrompidos logo após a segunda chamada regimental, pois os profissionais da Educação ocupam o plenário da Casa com faixas e cartazes em protesto pelo atraso no pagamento de três parcelas do 13º salário de 2015, do salário de abril, férias e vale-transporte.

De acordo com a categoria, os profissionais só desocuparão o prédio do Legislativo por determinação judicial. Quatro viaturas da Polícia Militar estão no local. Os ânimos se exaltaram e servidores entraram em conflito com seguranças da Casa e guardas municipais. 

Pedido de CPI do Fundeb será avaliado

Além da mobilização na Câmara, os professores municipais que fazem paralisação de 72 horas, estudam a possibilidade de pedir a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar a aplicação de rescursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Uma assembleia nesta quinta-feira (12) vai debater o assunto.

Segundo a professora Denize Alvarenga, cerca de R$ 40 milhões foram depositados nos cofres da prefeitura somente este ano, o que na opinião dela não justifica o atraso nos pagamentos. A alegação da prefeitura de que a verba não é suficiente para honrar a folha não a convence.

– Depende para quê (o dinheiro é usado). Para Educação não é. É dinheiro carimbado. Tá enfiando onde o dinheiro? Janeiro, fevereiro e março sem nenhum contratado. 60% da rede são de contratados. Abril, começam a chegar. Muitos só chegaram depois da primeira quinzena – dispara Denize.


Fonte : Folha dos Lagos
Foto   : Folha dos Lagos