Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

Lagoa de Araruama recebe mais um mutirão de limpeza neste sábado.

Alunos dos cursos de Engenharia da Universidade Veiga de Almeida (UVA), em Cabo Frio, promovem, neste sábado, dia 14, mais um mutirão de limpeza da Lagoa de Araruama, nas imediações do campus. A proposta é retirar resíduos sólidos das margens e superfície da água. A ação, realizada regularmente, gera dados para um projeto de iniciação científica realizado desde o ano passado.

A aluna de Engenharia Ambiental Angélica Brasil, que faz a pesquisa com o microlixo retirado da lagoa, ressalta que o ideal seria que não houvesse a necessidade de um mutirão e que o patrimônio ambiental estivesse preservado. Ela ressalta a necessidade do engajamento do serviço público na limpeza e manutenção, além de ações de educação ambiental e fiscalização. “O importante do trabalho que realizamos é a conscientização feita no momento da coleta. As pessoas se envolvem porque sabem o prejuízo que esse tipo de lixo pode trazer à saúde pública e ambiental”, reflete.

Excepcionalmente, nesta edição, o evento inicia no auditório, com palestra de apresentação do projeto Engenheiros sem Fronteiras (ESF). Na ocasião, a Universidade firmará convênio com a organização. O ESF é um movimento internacional que promove ações e projetos de engenharia com finalidade social, visando melhorar a qualidade de vida e promover o desenvolvimento. Educação, sustentabilidade e voluntariado fazem parte dos pilares da organização.

Sustentabilidade

A responsabilidade socioambiental também estará no foco da Semana do Meio Ambiente, que acontece em junho. Os alunos estão desenvolvendo diversos projetos para serem apresentados no decorrer do evento, reutilizando materiais como pallets, banners e garrafas PET. A ideia do grupo é reaproveitar ao máximo todo tipo de material, gastando o menos possível, para executar o trabalho. O grupo precisa de doações para concluir os trabalhos. A meta é arrecadar duas mil garrafas PET de dois litros e, para isso, conta com o apoio de toda a comunidade estudantil. As garrafas precisam estar vazias e limpas.