Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

Astronomia no Museu - Observação pública do Plante Mercúrio

No Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio onde já esta sendo montada a estrutura para o evento ASTRONOMIA NO MUSEU - Observação pública do trânsito do planeta Mercúrio

O trânsito de Mercúrio acontece quando este planeta, em sua órbita ao redor do Sol, posicionasse entre a Terra e o Sol. Esse fenômeno ocorre nos meses de maio e novembro, de 14 a 19 vezes no período de um século.

O primeiro trânsito observado por cientistas aconteceu em 7 de novembro de 1631, e foi previsto pelo astrônomo alemão Kepler. O próximo trânsito de Mercúrio só ocorrerá novamente em 2019.

Além do enfoque cultural, científico e de iniciação científica, o trânsito é uma oportunidade de observarmos um dos poucos fenômenos astronômicos visíveis durante o dia, sendo também uma excelente oportunidade para alunos e professores levarem informação, experiência e conhecimento para sala de aula.

Para quem curti astronomia, a Rede Rio Astronomia, a Astrocf, em parceria com o Museu, estará com seus instrumentos (telescópios e lunetas) instalados no gramado do museu, atendendo alunos, professores e demais visitantes, explicando e dando todo suporte aos interessados. Será uma oportunidade única participar desse evento que acontecerá no museu.


Data: 09 de maio

Horário: das 8 às 13 horas

Local: Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Antigo Convento de Nossa Senhora dos Anjos – Largo de Santo Antônio, s/ n., Centro, Cabo Frio

Para escolas e amantes da astronomia podem entrar em contato para informações e dúvidas:

Telefone: (22) 2646-7340