Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

Professores do Rio ocupam Secretaria da Fazenda e prometem só sair se normalizar pagamento

Servidores do Estado do Rio de Janeiro ocupavam às 19h30 desta quinta (14) a Secretaria de Estado de Fazenda. Eles reivindicam uma conversa com o secretário da pasta, Júlio Bueno, para discutir os pagamentos atrasados e outras pautas.

O Batalhão da Praça da Harmonia (5º BPM) acompanha a movimentação. O ato dos servidores, que tem à frente o Muspe (Movimento Unificado dos Servidores Públicos Estaduais), começou em frente à Alerj na tarde desta quinta.

Entre as reivindicações do movimento estão reposição salarial de 2015, cumprimento e retorno ao calendário de pagamento até o 5º dia útil, fim das OSs (Organizações Sociais).




Em nota, o Governo do Estado disse que condena "qualquer prática beligerante, principalmente quando seguida de atos de vandalismo". O Estado condena a ocupação e cita casos de vandalismo contra o patrimônio público. No fim, o governo diz que "permanece disponível ao diálogo, prática que vem sendo adotada com servidores e seus representantes".


Nota dos professores que estão na ocupação enviada para imprensa via Whats app

"Por aqui na ocupação da Secretaria de Fazenda está tudo bem por enquanto. Temos 150 ocupantes. Muitos aposentados estão ocupando o prédio. O prédio está todo ocupado. Temos uma única reivindicação: pagamento dos pagamentos de aposentados e pensionistas!"

A nota continua

"A Policia Militar está se preparando para uma possível invasão. Pode ser que aconteça ou não. O governo pagou uma nota no jornal O Dia para mentir, vinculando a falsa notícia de que professores quebraram o patrimônio material do prédio. Não é verdade. Uma comissão foi formada por policiais, ocupantes e segurança do prédio para conferir a integridade material do prédio. Ficou constatado que nada foi quebrado. Jornalistas do SBT e TV Brasil estão conosco na ocupação e filmaram que nada foi quebrado. Precisamos de alimento. Estamos esperando o Secretário de Fazenda com o único objetivo de liberar o pagamento dos aposentados. Somente assim o prédio será desocupado e liberado."

No final terminaram dizendo:

"Não permitiremos esse massacre contra os aposentados,
Juntos somos fortes"