Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

Inadimplência em outubro aumenta pelo 2º ano consecutivo em Cabo Frio

Pelo segundo ano consecutivo, o mês de outubro fechou em alta no balanço da inadimplência em Cabo Frio na Região dos Lagos do Rio. Os dados, referentes ao número de registros realizados no SPC (Sistema de Proteção ao Crédito), foram divulgados nesta quarta-feira (5) pela Associação Comercial, Industrial e Turística de Cabo Frio (Acia).

De acordo com a pesquisa, em 2012 o mês de outubro registrou 76 negativações. Em 2013 foram 124. Já em 2014 o número chega a 500, um aumento de 303% em relação ao ano passado. No acumulado do ano, 2014 já supera 2013 no número de pessoas com contas em atraso no comércio da cidade: a diferença chega a 26%.

O levantamento revela, ainda, que o mês de maio foi o que registrou maior índice de negativações em comparação com o mesmo período do ano passado: um aumento de quase 1.200%. Já o mês de agosto foi o que teve mais pessoas negativadas em números reais pelo segundo ano seguido: foram 529 negativações em 2013 e 846 este ano.

Segundo a Acia, o aumento no número de negativações em maio pode ser explicado pela queda nos preços e pelo aumento nas vendas por conta do dia das mães. Para agosto a explicação fica por conta da antecipação de parte do 13º salário que algumas empresas e órgãos públicos fazem no mês de julho. Já em outubro os grandes vilões foram o dia das crianças e, também, a antecipação das compras de Natal.

Para tentar reverter esta situação, a Acia recomenda que os lojistas tenham mais cautela na hora da venda para evitar mais prejuízos, e que os consumidores negativados aproveitem os feirões de negociação de dívidas que costumam acontecer nesta época do ano para que entrem em 2015 com as contas em dia.

Caso o consumidor esteja negativado e queira regularizar sua situação, mas não se lembre em qual empresa possui a dívida, a Associação Comercial de Cabo Frio oferece o serviço de consulta ao crédito. Para isso basta comparecer à subsede, na Rua Raul Veiga, 409, sala 2, no Centro de Cabo Frio, levando um documento de identidade e o CPF. O serviço é pago (R$ 8 a consulta ao SPC e R$ 8 a consulta ao Serasa) e o resultado da pesquisa sai na hora.