Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

São Pedro da Aldeia recebe IPEM para vistoria de taxímetros

Os taxistas de São Pedro da Aldeia devem ficar atentos aos prazos para vistoria periódica de taxímetro, uma ação do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ), que vai até sexta-feira (26), com o apoio da Prefeitura da cidade. A verificação é feita anualmente de acordo com o Calendário de Vistoria de Taxímetro previamente liberado pelo IPEM-RJ. No início da semana foram vistoriados os táxis com finais de placa 1, 2, 3 e 4. Na quarta-feira (24), serão atendidos os taxistas com veículos cujas placas terminem em 5 e 6; na quinta-feira (25), finais de placa 7 e 8. No último dia da ação, sexta-feira (26), serão vistoriados os carros com finais de placa 9 e 0. O atendimento é feito na Coordenadoria de Transporte da cidade, entre 8h e 17h, com intervalo para o almoço. O processo consiste numa triagem dos documentos dos profissionais, corrida de pista nas proximidades do Teatro Municipal e recebimento da documentação e selo do exercício 2014 no ônibus do IPEM-RJ.

Coordenador de Transporte da cidade, Jorge Pires discorre sobre a ação. "Nós temos em média 250 taxistas em São Pedro da Aldeia. É importante que eles façam a vistoria de seu taxímetro, porque, como qualquer aparelho eletrônico, ele está sujeito a erros no funcionamento. O IPEM vem até o município realizar essa verificação anual, faz uma análise da documentação do motorista e do carro para realizar, em seguida, a corrida de pista. Caso haja uma variação no taxímetro é feito o reparo. Os taxistas que não comparecerem estão sujeitos a ter sua autonomia suspensa. É papel da Prefeitura gerenciar o trabalho desses profissionais, por isso fazemos essa intermediação junto ao IPEM", disse.

O IPEM é um órgão fiscalizador veiculado ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Para realizar a verificação de seu taxímetro e receber o selo do IPEM-RJ do exercício 2014, o profissional deve ir até a Coordenadoria de Transporte da cidade portando o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) de 2013 ou 2014; Certificado do IPEM-RJ exercício de 2013 ou 2014; Certificado de Segurança Veicular, para carros movidos a Gás Natural Veicular (GNV), na validade e a Guia de Recolhimento da União (GRU), no valor de R$ 37,50 já quitado.

Elvécio Gomes levou seu veículo para averiguação na manhã desta terça-feira e aprovou a ação. “Sou taxista há 27 anos e venho em todas as vistorias que acontecem em São Pedro da Aldeia. Acho importante que verifiquem nossos taxímetros, porque a tarifa padronizada é boa tanto para os profissionais quanto para o passageiro, é uma forma de garantir que não será cobrado nada além do necessário. É muito importante manter nosso trabalho legalizado”, disse.