Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

Impasse com os quiosques da Prainha em Arraial solucionado

Na tentativa de acabar com o impasse criado com a retirada dos quiosques da Prainha, em Arraial do Cabo, uma solução provisória foi encontrada pelo governo municipal e os 31 quiosqueiros que trabalham no local. Para que eles possam aproveitar o movimento do feriado de 1º de maio, foi autorizada a permanência deles no calçadão da praia. 


Em nota divulgada nas redes sociais, a Associação dos Quiosqueiros da Prainha (Akipra), os comerciantes foram autorizados a utilizar toda estrutura móvel, ou seja, mesas, cadeiras e tendas, que devem ser retiradas no final do dia. Não será permitida a ocupação da faixa de areia, assim como o manuseio de alimentos que dependem do uso de fogões, fogareiros e botijões de gás.

"Trata-se de uma solução provisória e neste primeiro momento para que os comerciantes possam trabalhar no próximo feriado, foi autorizado que, a partir de amanhã, os quiosqueiros poderão retornar suas atividades apenas na parte do calçadão, incluindo o uso de mesas e cadeiras, limitadas as quantidades estipuladas pela Fiscalização de Posturas. Não serão permitidas neste momento, o uso de mesas e cadeiras na faixa de areia, assim como o manuseio de alimentos e uso de fogões, fogareiros, botijões de gás, etc... As estruturas provisórias, tais como tendas brancas ou veículos de apoio voltados ao retorno dos Quiosqueiros, deverão ser removíveis, ou seja, serão montadas pela manhã e retiradas ao fim do expediente, onde em hipótese alguma poderão pernoitar na parte do calçadão. Essa foi uma solução de emergência para o feriado de 1o de maio, onde os Quiosqueiros poderão amenizar os prejuízos", informa a nota da Akipra.

A decisão foi tomada após reunião realizada na tarde de segunda-feira (24), entre o prefeito Renatinho Vianna, a Procuradoria do Município de Arraial do Cabo e representantes dos 31 quiosqueiros. O impasse começou depois que o Ministério Público Federal (MPF) determinou a retirada das estruturas de madeiras da orla da Prainha, conforme previsto no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Na reunião, ficou acordado que todos os permissionários devem seguir rigorosamente as questões ambientais envolvidas no TAC, bem como as regras de postura do Município.

A novidade ficou por conta da liberação do uso de food trucks, conforme já adiantado na coluna Boca Miúda. Os veículos deverão ser de um único modelo e tamanho, devidamente padronizados, seguindo os rigorosos protocolos de higiene e preservação do Meio Ambiente.

"Esses veículos serão alocados nas delimitações determinadas pelo Município, fora do calçadão, todos o dias na parte da manhã e seguirão para o Parque Público ao final do expediente como forma de garantir o ordenamento da Orla e o fluxo de pedestres na Prainha.O prefeito ainda se comprometeu realizar uma reforma em todo o calçadão da Orla da Prainha para recebimento dos food trucks, especialmente para que a população do bairro e os turistas possam ter um ambiente bonito e agradável. Essas soluções encontradas, mesmo que a títulos provisório, ou seja, até a construção dos novos Quiosques, é uma grande vitória, pois essas famílias não esperavam outra coisa do prefeito, senão que lhes fossem estendidas as mãos. Seremos bem claro em nossas reivindicações, não permitiremos que o sofrimento dessas famílias seja usado de forma política por quem quer que seja. Nosso lado é o lado desses trabalhadores, iremos cobrar do Poder Público e da mesma forma iremos agradecer quando formos atendidos", completa a nota da Associação dos Quiosqueiros da Prainha.


Houve ainda um pedido conjunto da Procuradoria do Município e da Associação dos Quiosqueiros, para uma reunião junto ao Ministério Público Federal, no sentido de dar cumprimento efetivo do TAC com a recuperação ambiental das áreas degradas e a revitalização da Orla da Prainha com a construção dos novos Quiosques.




Fonte : Ascom Arraial do Cabo
Foto   : Ascom Arraial do Cabo