Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

'Dia D' de vacinação contra febre amarela em São Pedro

Uma extensa fila se formou no início da manhã (6) em frente ao São Pedro Esporte Clube, em São Pedro da Aldeia, para a vacinação contra a febre amarela. Após a confirmação de um caso de febre amarela silvestre em um morador, a cidade terá um "Dia D" de vacinação. Às 7h, cerca de 300 pessoas já esperavam para ser vacinadas; a imunização é 8h a 18h. A Prefeitura não informou quantas doses serão disponibilizadas neste "Dia D".

Imunização é no São Pedro Esporte Clube
(Foto: Antônio Amorim/Arquivo Pessoal)


Na quinta-feira (30), a Secretaria de Estado de Saúde confirmou que o Rio de Janeiro tem nove casos confirmados da doença: sete, com uma morte, em Casimiro de Abreu, um em São Fidélis, no Norte Fluminense, e um em um morador de São Pedro da Aldeia. Em Silva Jardim, a morte de um homem que se vacinou contra a febre amarela e teve complicações é investigada.

Na sexta (31), um dia depois do caso da doença no morador de São Pedro ser confirmado, uma grande fila também se formou já no início da manhã em frente ao Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAIMSCA). 

Fila já chega à frente da Lagoa de Araruama (Foto: Antônio Amorim/Arquivo Pessoal)


Segundo o Estado, o morador de São Pedro da Aldeia contraiu a febre amarela em viagem à zona rural de Casimiro de Abreu.

Segundo a Prefeitura de São Pedro, serão vacinadas as pessoas com idade entre 9 meses e 60 anos; quem tiver mais de 60 anos pode se vacinar mediante autorização médica. Não serão imunizados gestantes, lactantes, pessoas que estejam com doenças imunodepressoras, doenças neurológicas degenerativas, pacientes graves de HIV, que tenham neoplasia maligna (câncer), com histórico pregresso de doença do tino ou transplantado.

A febre amarela silvestre é transmitida por mosquitos (Haemagogus e Sabethes) que vivem nas matas e na beira dos rios, porém, o vírus é igual ao da febre amarela urbana, com os mesmos sintomas e evolução da doença.

120 pessoas já estavam na fila às 6h (Foto: Paulo Henrique Cardoso/G1)



Fonte : G1
Foto   : Créditos na foto