Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

Semana Santa na Paróquia Nossa Senhora da Assunção Programação traz como destaque a Procissão do Fogaréu

Os preparativos para a Páscoa na Paróquia Nossa Senhora da Assunção, terá o seu inicio sábado (08/04), com uma celebração específica para as crianças às 16h na Matriz Auxiliar. Esta celebração tem como objetivo explicar para as crianças tudo o que acontece na Semana Santa: A entrada de Jesus em Jerusalém (Domingo de Ramos), A ultima Ceia e o Lava pés e a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Neste dia não haverá Santa Missa ás 20h.

A programação segue com a Procissão de Ramos no domingo (09/04), tendo o início da Santa Missa às 08h em frente ao Convento Nossa Senhora dos Anjos, com a Bênção dos Ramos, seguindo até a Matriz Auxiliar dando continuidade a celebração. Também haverá Bênção dos Ramos nas Missas das 18h e 20h.

Na segunda-feira Santa (10/04) às 20h acontecerá pela primeira vez na Paróquia a Procissão do Fogaréu que tem sua origem na Espanha, e hoje acontece em varias cidades do país como Goiás e Petrópolis. Com o apoio de um grande elenco, a procissão irá relatar a perseguição e prisão de Jesus antes de sua Morte. As reflexões da procissão acontecerão em frente à Matriz Auxiliar, Matriz Histórica, Praça Porto Rocha, Rua Érico Coelho e Largo do Convento Nossa Senhora dos Anjos.

Quarta- Feira Santa (12/04) às 19h a Missa será na Comunidade de Sant’Anna na Vila Nova. Pelas ruas do bairro acontecerá a Procissão de Nossa Senhora das Dores que nos levará a refletir as dores de Maria vendo seu Filho único sendo preso e morto na cruz.

Na Quinta-Feira Santa (13/04) às 20h, na Matriz Auxiliar, será a Santa Missa da Ceia do Senhor – Lava-pés e transladação do Santíssimo Sacramento para Matriz Histórica. Haverá Vigília durante toda madrugada até as 08h da manhã da sexta-feira da Paixão.

A Sexta - Feira Santa (14/04) dia sagrada e solene, ao mesmo tempo sóbria e austera. A Igreja, acompanhando os passos de Jesus Cristo, faz memória de sua Paixão e morte na Cruz. Às 09h a Procissão do Encontro de Nossa Senhora das Dores e Nosso Senhor dos Passos saem simultaneamente da Capela de Santa Izabel e do Convento Nossa Senhora dos Anjos, às 15h Celebração da Paixão do Senhor, às 17h As Sete Palavras de Cristo na Cruz e a Procissão do Senhor Morto.

Sábado Santo (15/04) às 19h Missa da Vigília Pascal seguida da procissão Ressurreição e o Ágape fraterno.

Às Missas no Domingo de Páscoa (16/04) serão às 10h, 18h e 20h.

A programação completa está disponível no link www.pnsassuncao.org.br


Texto  - Maria Lúcia Menezes