Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

Protesto no Rio de Janeiro. Veja algumas fotos

O protesto de servidores do Estado do Rio de Janeiro contra o pacote de ajuste fiscal do governo, que acontecia no entorno da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), foi marcado por confronto entre manifestantes e policiais militares do Batalhão de Choque na tarde desta quinta-feira (9).

Durante passeata, os servidores começaram a lançar fogos e foram reprimidos pela PM com bombas de efeito moral. No confronto, a reportagem também presenciou homens mascarados lançando coquetéis molotov contra as forças de segurança.

Os servidores fizeram ao menos duas barricadas, e foram vistos focos de foco em pontos isolados no entorno da casa legislativa.

Segundo informações da Polícia Militar, cinco PMs ficaram feridos durante o confronto e foram levados para o hospital da corporação, além de um agente que foi medicado na própria Alerj. Alguns deles chegaram a ser encurralados pelos manifestantes, mas foram resgatados pelo carro blindado do Bope (Batalhão de Operações Especiais).


Veículo blindado do Bope (Batalhão de Operações Especiais) da Polícia Militar do Rio trafega por ruas do Centro do Rio durante confronto entre policiais e manifestantes nas imediações da Alerj


                                 
Imagem: Armando Paiva/Estadão Conteúdo

Por cerca de uma hora, houve trégua no confronto, quando os manifestantes voltaram a se reunir na frente da Alerj. Pouco tempo depois, no entanto, a PM voltou a usar bombas e balas de borracha para dispersar o protesto.

Em nota, a PM afirmou que foi atacada "por um grupo de mascarados, que atiraram pedras, rojões e coquetéis molotov contra as equipes". Um homem foi preso, segundo a corporação, jogando pedras contra os policiais.

















É grande a quantidade de jovens com camisetas escondendo o rosto e até com escudos improvisados, alguns usando tapumes arrancados da fachada de agências bancárias.

Será que ele comprou tudo isso? Ou tem um grupo fornecendo?


















Mais cedo, uma agência bancária foi incendiada. Os manifestantes utilizaram o material instalado pelo banco para proteger a agência, como estacas, para quebrar o vidro e ter acesso ao seu interior.

Em seguida, utilizaram os tapumes como escudo contra as bombas de gás lacrimogêneo lançadas pela Polícia Militar.


Fonte e Fotos : UOL