Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

A novela da Cadeira da Prefeitura de Cabo Frio.

O prefeito eleito de Cabo Frio, Marquinho Mendes (PMDB), foi condenado nesta quinta-feira (27) em um processo referente às eleições de 2008. Um outro processo, referente ao pleito de 2012, ainda será julgado. Por meio de nota, Marquinho afirmou que a condenação não irá impedir a posse para o novo mandato a partir de 2017. O TSE ainda não confirmou oficialmente essa informação.

O processo julgado nesta quinta foi iniciado após as eleições de 2008, quando Marquinho era prefeito e foi reeleito. Na época o TRE considerou Marquinho inelegível. O réu entrou com um recurso que só foi votado agora pelo TSE. O Tribunal Superior, no entanto, ainda não informou se o processo terá alguma interferência nas eleições deste ano, em que Marquinho saiu vencedor.

Por meio de nota publicada em uma rede social, Marquinho garante que a decisão não interfere nas eleições deste ano.

"Amigos, quero tranquilizar a todos vocês quanto ao julgamento do processo 101. Este processo é referente à eleição de 2008 e não a de 2016. Inclusive, ele faz parte do processo do meu deferimento de candidatura. Como é público e notório, o registro da última eleição foi deferido, afastando justamente essa condenação do 101, por já ter passado o prazo de 03 (três) anos dessa suposta inelegibilidade. Portanto, nada muda no resultado do deferimento do nosso registro, trata-se apenas de questões eminentemente processuais. Agradeço o carinho de todos. Um beijo no coração, pela reconstrução de nossa cidade! Até a diplomação e posse!", diz a nota.

Um outro processo, referente às eleições de 2012, último ano do segundo mandato de Marquinho, ainda será julgado. Por conta deste processo, Marquinho concorreu à Prefeitura neste ano na condição de "indeferido com recurso". Na semana passada, o TRE, em votação apertada por 4 a 3, considerou a candidatura dele deferida, validando os votos que ele recebeu. A Procuradoria Eleitoral recorreu ao TSE e o recurso ainda será julgado.

Eleito para o terceiro mandato

Marquinho Mendes é médico ortopedista e foi prefeito de Cabo Frio por dois mandatos, entre 2005 e 2012. Atualmente é deputado federal e concorreu a prefeito nas eleições deste ano, sendo o mais votado com 44.161 votos de um total de 146.434 eleitores. Como estava indeferido com recurso, os votos não foram contabilizados logo após a apuração, o que fez com que o segundo colocado, Dr. Adriano, que recebeu 23.287 votos, constasse como prefeito eleito no site do TSE até o julgamento em que Marquinho saiu vencedor no TRE.

Alair nega governo de transição

Após vencer no TRE, Marquinho Mendes disse no RJ Inter TV 1ª Edição que começaria imediatamente a montar sua equipe de transição, mas que acreditava encontrar dificuldades junto ao atual prefeito, Alair Corrêa (PP). Como resposta, por meio de nota, a Prefeitura disse que Alair não vai fazer um governo de transição até uma decisão final do TSE.

"A Prefeitura de Cabo Frio informa que aguardará a decisão definitiva no TSE - Tribunal Superior Eleitoral. Definindo o futuro eleitoral da cidade de Cabo Frio, a Prefeitura iniciará o processo de transição".




Fonte : G1
Foto   : Internet