Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

Câmara Municipal de Cabo Frio deixa candidato Marquinho Mendes inelegível.

Maioria dos Vereadores da Câmara Municipal aprovaram projeto de resolução da Comissão de Finanças que rejeitou as contas de gestão de 2012 do ex-prefeito.

A Câmara Municipal reprovou dia (18/08) as contas do ex- prefeito Marquinho Mendes, tornando-o inelegível por 8(oito) anos. 

Mendes ainda tentou apresentar uma decisão liminar que suspendia item específico da sessão ordinária relativa ao Parecer do TCE/RJ, mas os procuradores da Casa Legislativa entraram com uma medida judicial no fórum de Cabo Frio, decidida pela Magistrada Silvana da Silva Antunes da 3.ªVara Cível que entendeu que o único item da pauta que não poderia ser analisado era o parecer do TCE, no entanto, afirmou que na decisão liminar obtida pelos advogados de Marquinho no plantão do Tribunal de Justiça não vedava a Câmara Municipal de votar as contas independentemente, ou seja, através de sua competência privativa prevista na Constituição Federal e na Lei Orgânica Municipal.

Após a ciência da decisão da Comarca de Cabo Frio, o Presidente Marcelo Corrêa abriu a sessão e os Vereadores por maioria dos presentes aprovaram o projeto de Resolução da Comissão de Finanças e Orçamento que constava na pauta e que não estava abarcado pela liminar. 

O Parecer da Comissão opinava pela reprovação das contas de gestão financeira do ex-prefeito.

Segundo especialistas a Comissão de Finanças e Orçamento é soberana, figurando o Tribunal de Contas nesse caso como órgão meramente consultivo.

Marquinho Mendes a partir da publicação do projeto de resolução no diário oficial fica inelegível pelo prazo de 8(oito) anos e supostamente ficará fora das eleições municipais.

Segundo pessoas ligadas a Mendes, o irmão Carlos Vitor será quem possivelmente irá substitui-lo tendo Aquiles Barreto como candidato a vice.


Fonte : Politica RJ
Foto   : Expresso RJ