Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

Paciente entrou em óbito suspeita de síndrome de Guillain-Barré

Luiz Alves, de 69 anos, morreu na manhã desta quarta-feira (18), no Hospital Central de Emergência (HCE), em Cabo Frio. A suspeita inicial é que a causa do óbito tenha sido a síndrome de Guillain-Barré. A vítima era moradora de Unamar, no segundo distrito do município.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, ainda não foi confirmado que a causa da morte seja Guillain-Barré. Somente após o laudo de necropsia ficar pronto é que será revelado o que levou a vítima a óbito, se foi a síndrome ou outras patologias.

A síndrome de Guillain-Barré é uma doença que provoca fraqueza muscular generalizada e que, em casos mais graves, pode até paralisar a musculatura respiratória, impedindo o paciente de respirar, levando-o à morte. Estudos indicam que o vírus zika pode causar a síndrome.

O transmissor do vírus zika é o Aedes aegypti, o mesmo transmite ainda a dengue e a febre chikungunya. Em Cabo Frio, 760 casos de dengue foram registrados nas unidades municipais neste ano. 

A Secretaria de Saúde também revelou os casos de outras doenças transmitida pelo mosquito Aedes aegypti: o vírus zika tem 237 e foram registrados 96 de chikungunya na cidade.

A quantidade de pessoas infectadas com dengue é bem maior do que ao mesmo período no ano passado. Até outubro, a Secretaria de Saúde revelou que apenas 400 casos da doença transmitida pelo Aedes aegypti foram atendidos na cidade. A Prefeitura afirma que a campanha de combate ao mosquito segue em curso na cidade, mas a população tem que entrar efetivamente na ação, cuidando que não haja água limpa parada dentro ou fora de casa.



Fonte : RC24
Foto   : Alvaro Neves