Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

Faltam recursos para eleição municipal, diz presidente do TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, estima que faltem R$ 250 milhões para garantir a realização das eleições municipais deste ano. Segundo ele, o Congresso aumentou o volume de recursos para o fundo partidário, diminuindo a verba do TSE. Gilmar afirmou também que o ministro do Planejamento, Romero Jucá, que cuida da liberação de recursos no governo, está disposto a ajudar.

Já vinha acompanhando com o ministro (Dias) Toffoli (que presidiu o TSE antes de Gilmar), colegas já estão em contato com a SOF (Secretaria de Orçamento Federal), estamos buscando uma solução para o tema. As eleições custam alguma coisa como cerca de R$ 750 milhões e, nesse aperto geral das contas, manteve-se o número pedido pelo TSE, em princípio, mas com o fundo partidário, que como vocês sabem sofreu um aumento significativo e faltou para o TSE — disse Gilmar.

Questionado se Jucá estaria disposto a ajudar, ele respondeu:

— Sim, sim. É natural. Evidentemente que ele tem tomado pé da situação — disse. E acrescentou:

— Ontem mesmo eu fui à posse do ministro (José) Serra (das Relações Exteriores) e vocês viram que ele destacou a presença do ministro Jucá também em razão dos cortes do Itamaraty. Não podemos adiar as eleições, que já estão marcadas, e não podemos correr nenhum risco. Isso envolve contratos, fabricação de urnas, recomposição de urnas que não estão de acordo, em suma.



Fonte : O Globo
Texto : André de Souza - O Globo
Foto   : Jorge Willian - O Globo