Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

Deputados juntos contra o empréstimo

Alair não teve um bom dia. Seus dois maiores adversários político deputado Jânio Mendes    (estadual, PDT) e Marquinho Mendes (federal, PMDB) (na foto em apoio a presidenta Dilma) - ingressaram com requerimentos contra o empréstimo de R$ 200 milhões, tão ansiado pelo governo municipal para desafogar Cabo Frio das dívidas.

Jânio Mendes ingressou com uma Ação Popular, junto com o professor Rafael Peçanha, contra o empréstimo, no Fórum de Cabo Frio. Para Jânio, está tudo errado. A começar pelo fato de que o prefeito "não deixou claro em quê vai usar todo esse dinheiro". Jânio explica que a verba desse tipo de empréstimo é prevista no Programa de Modernização da Administração Tributária (PMAT), contudo o PMAT veda o uso desse recurso para pagamento de pessoal, educação, saúde, pavimentação ou iluminação pública.


"Se ele não pode usar nisso, vai usar em quê? Na minha opinião ele vai usar esse dinheiro para campanha e depois 'picar a mula', deixando um endividamento futuro para o município, com valores que podem atingir dois bilhões de reais em 20 anos, se considerarmos a modalidade dos juros, que ele até agora não apresentou. Isso nem é mais uma pedalada, é uma acelerada fiscal", disse o deputado estadual.


Marquinho Mendes encaminhou um requerimento ao Banco do Brasil nesta sexta (13), pedindo que a instituição financeira não libere o empréstimo. No documento ele mostra ao BB que é vedado qualquer empréstimo no último ano de mandato, além de ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal - lembrando que em 2008, um empréstimo de grande valor foi vetado ao então prefeito Marquinho Mendes, após o vereador Paulo Henrique Corrêa (naquela época) ter entrado com uma Ação Popular para impedir a ajuda financeira. A Justiça acatou o pedido e vetou o empréstimo.


"Minha preocupação nem é com a pessoa do Alair, mas com o futuro do município. As novas gerações terão seu futuro comprometido. Temos que tomar as medidas que forem necessárias para que Cabo Frio não fique ainda pior do que já está. O povo não vai suportar", avaliou o deputado federal.

(Foto : Jânio e Marquinho Mendes em apoio ao Governador Pezão)



Fonte : RC24
Fotos : Cartão Vermelho