Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

UPA de São Pedro vai parar de atender crianças e outras 2 vão fechar as portas.

Foi falado desse problema da UPA de São Pedro pelo jornalista Ariel Villanova em sua participação na Rádio Ondas FM no programa Região Em Foco e o Jornal Extra confirma em sua matéria onde estamos republicando na integra aqui no Jornal O Resumo.Veja:

Duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do governo do estado vão fechar as portas na sexta-feira, por até 45 dias, e voltarão a funcionar com atendimento exclusivamente pediátrico. Outras três unidades — Niterói, São Gonçalo I e São Pedro da Aldeia — não terão mais pediatras, apenas clínicos gerais, e vão parar de atender crianças já a partir de sexta-feira.

Segundo as mudanças, confirmadas pela Secretaria estadual de Saúde (SES), as UPAs da Ilha do Governador e de Itaboraí vão suspender todo o atendimento e, após a reabertura, passarão a atender apenas crianças de até 14 anos. O fechamento das unidades, segundo a secretaria, é para “adequação do ambiente físico e também do quadro de profissionais”. Não haverá mais clínicos gerais nas unidades, apenas pediatras.

Embora não tenha sugerido alternativas para pacientes que moram próximos às UPAs que serão fechadas ou terão seu quadro médico alterado, a secretaria informou que “os objetivos das novas orientações são a otimização dos recursos e a melhoria na qualidade do serviço”.

— A especialização de unidades é uma tendência mundial. As UPAs pediátricas irão garantir às famílias que suas crianças terão atendimento adequado, com estrutura específica para o público infantil — disse o secretário de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr.

A SES informou que mais mudanças em UPAs estão previstas para os próximos meses, mas não informou datas nem quais unidades serão alteradas. “Os novos perfis de atendimento nestas unidades fazem parte do planejamento da SES para a reorganização da rede”, informou a secretaria.

Na última segunda-feira, funcionários das UPAs de Irajá e Botafogo também chegaram a informar que as unidades teriam suas atividades suspensas por 30 dias para se transformarem em UPAs especializadas em pediatria. A secretaria, contudo, não confirmou essa informação ontem.



Um dia após registrar fila de espera de quase nove horas, a situação do atendimento na UPA da Penha ainda era caótica na terça-feira. Com a superlotação da unidade, muitos deixaram o local sem atendimento. Os que escolhiam ficar eram obrigados a passar por uma espera de até seis horas e meia. À tarde, havia pacientes aguardando a consulta no chão.



Sala de espera da UPA Penha lotada Foto: foto do leitor wallace franco / via WhatsApp



Foi o caso do assistente comercial Nelson Rodrigues, de 29 anos, que chegou às 9h30m à UPA com queixa de dores fortes no corpo. Mas só foi atendido às 16h. Ele foi medicado com soro na veia e, às 17h, ainda aguardava resultado de exames de sangue:

— Devo ficar aqui mais umas horas, esperando resultado — queixou-se Nelson, que só deixou a unidade às 19h.



Sala de espera da UPA Penha lotada Foto: foto do leitor wallace franco / via WhatsApp


Diagnosticado na quinta-feira passada com dengue na mesma UPA, ontem, Michel Mendes, de 22 anos, ainda precisou de paciência.

— Na quinta, esperei 12 horas. Hoje, foram mais seis só para conseguir um novo pedido de exame de sangue — revoltou-se.

A Secretaria de Estado de Saúde disse que vai apurar a demora no atendimento em todas as UPAs.


Fonte e Fotos : Jornal Extra