Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

Você sabia que no futuro os Bombeiros poderão apagar o incêndio com som. Veja o vídeo.

Em um futuro próximo, a extinção de incêndios na cozinha pode ser tão fácil quanto ligar a música, graças aos estudantes de engenharia Viet Tran e Seth Robertson, da George Mason University. Os alunos acabam de lançar um protótipo de mochila de 20 libras que extermina as chamas usando ondas sonoras de baixa frequência.

Os alunos usaram dinheiro próprio para financiar seu projeto, e tiveram uma batalha difícil desde o início – incluindo queimar o ceticismo de colegas e professores. “A minha primeira impressão foi a de que ele não iria funcionar”, disse Brian Mark, professor de engenharia, em um comunicado de imprensa. “Alguns alunos tomam o caminho seguro, mas Viet e Seth optaram pela via de maior risco.”

Eles sabiam do risco elevado porque a DARPA (Agência de Investigação de Projetos Avançados de Defesa) tem brincado com extintores à base de som durante anos. Essas experiências anteriores mostraram que o som pode atrapalhar as chamas, alterando a velocidade do ar e a vaporização do combustível. Isto espalha o fogo, reduz sua temperatura e desliga a combustão. Mas o projeto da DARPA e outros como ele nunca saíram do papel; ninguém conseguia descobrir como fazer com que a ideia fosse compacta e eficiente.

Robertson e Tran resolveram pelo menos parte desse quebra-cabeça e patentearam sua tecnologia. Eles esperam que, em curto prazo, isso possa se tornar uma ferramenta para extinguir as pequenas chamas, tais como aquelas em uma cozinha. Mas, em última instância, eles gostariam de ver versões de sua invenção extinguindo incêndios em florestas e construções, possivelmente, até mesmo usando drones.


VEJA O VÍDEO

Fonte : Curioso Blog
Foto : Reprodução vídeo do Site Curioso Blog