Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

Coluna de Esporte com Wagner Augusto de Lima

PARABÉNS C.R.VASCO DA GAMA

Foram 12 anos de espera para os torcedores do Vasco, mas neste domingo (03/05) o clube cruzmaltino encerrou a seca de títulos do Campeonato Carioca contra o Botafogo, no Maracanã. Na partida de volta das finais do Estadual, os jogadores comandados pelo jovem treinador Doriva conseguiram mais uma vitória nos acréscimos e levaram a melhor por “3 x 1” somando os dois jogos da decisão. 

Rafael Silva voltou a marcar e foi um dos heróis do título, responsável pelos dois gols que resultaram na conquista da taça. 
Gilberto fez o gol que decretou o título, enquanto Diego Jardel descontou para os alvinegros. O Botafogo começou melhor e ficou perto de abrir o placar logo aos 4min. 
O centroavante Bill recebeu a bola dentro da área, mas não conseguiu tirar de Martín Silva, que saiu bem e salvou o Vasco do empate no placar agregado. 
A pressão alvinegra parou. O Vasco se arrumou na defesa, que por sinal jogou muito bem e começou a sair mais para o jogo, trocando passes com muita facilidade e forçou Renan a trabalhar em um lançamento para Christiano. O goleiro botafoguense dividiu com o lateral cruzmaltino e evitou o gol, mas poucos minutos depois se chocou com William Arão e forçou René Simões fazer sua primeira substituição na partida logo aos 30min. Não só as chances de gol dos dois times foram parecidas, como a etapa inicial bastante equilibrada. Porém, em um erro do Botafogo na saída de bola nos acréscimos, o Vasco teve a oportunidade de atacar com vantagem numérica, e não desperdiçou a oportunidade. Guiñazu teve tranquilidade na meia-lua, tocou para Rafael Silva e o jovem e bom atacante finalizou no contrapé de Renan para marcar seu segundo gol nas finais. Precisando da virada, René Simões tirou Tomas para a entrada de Diego Jardel, mas a alteração não mudou em nada o andamento da partida, que continuou equilibrada e com um Vasco inicialmente muito mais perigoso. Os anfitriões seguiram em busca do gol, mas encontraram um Martín Silva inspiradíssimo do outro lado, não deixando passar nada. 
Quem se aproveitou dos espaços deixados pelos alvinegros foi o ataque vascaíno, que chegou a testar mais de uma vez, com a marcação frouxa, o goleiro Renan. 

A atuação do reserva de Jefferson (machucado) foi crucial para que, aos 29min, Gilberto acionasse Diego Jardel dentro da área. O meia teve tranquilidade diante do arqueiro adversário, que chutou para o empate. Com os nervos à flor da pele, o clube alvinegro foi para o abafa, mas acabou tendo Fernandes expulso depois de uma falta em Serginho. Com um a menos e déficit no placar, o time de René Simões foi para cima de vez e deixou espaços para o Vasco administrar o resultado. Já nos acréscimos, Gilberto aproveitou uma chance fácil de gol e fechou a tampa do caixão, e após 12 anos de jejum, o gigante da colina voltou a ser campeão carioca. Parabéns à torcida do Vasco da Gama pelo título.

Confira quem são os campeões estaduais de 2015:

Robinho comemora muito o primeiro gol de David Brás, na decisão na Vila Belmiro contra o Palmeiras

Robinho comemora muito o primeiro gol de David Brás, na decisão na Vila Belmiro contra o Palmeiras
Paulistão - Santos campeão
Baiano - Bahia campeão
Carioca - Vasco campeão
Catarinense - Joinville campeão
Cearense - Fortaleza campeão
Gaúcho - Internacional campeão
Goiano - Goiás campeão
Mineiro - Atlético campeão
Paraense - Remo campeão
Paranaense - Operário campeão
Pernambucano - Santa Cruz campeão
Sul-Mato-Grossense - Comercial campeão
CAMPEÕES NO SÁBADO
Brasiliense - Gama campeão
Maranhense - Imperatriz campeão
Potiguar - América-RN campeão

FOI ADIADO EM UMA SEMANA, O INÍCIO DO CARIOCÃO DA SÉRIE C 



Na última quarta-feira (29/04), a Federação de Futebol do Estado do Rio de ( Ferj ) anunciou que o Campeonato Carioca da série C teve seu início adiado. Programado antes para iniciar no dia 3 de maio, a bola só vai rolar no domingo, dia 10. A decisão foi tomada porque, até esta semana, metade dos times não haviam inscritos seus atletas na competição. Caso o Cariocão série C começasse no dia de origem prevista, cinco jogos já teriam perdedores confirmados por WO. Em duas partidas, WO duplo, entre Duque Caxiense x Arraial do Cabo e Futuro x Esprof, todos sem jogadores. Assim, a Ferj prorrogou o prazo para inscrição dos jogadores, a pedido dos clubes, para que o campeonato não começasse com tantos pontos perdidos. A resolução foi publicada em nota oficial no site oficial da federação. Segue na íntegra a nota da federação: 

"Considerando que mesmo após a inércia de alguns clubes em apresentarem sua relação de atletas inscritos para a disputa da primeira rodada do Campeonato Estadual da Série C de 2015, diversas manifestações foram direcionadas à FERJ solicitando o adiamento do início do campeonato; Considerando a relevância de que o Campeonato Estadual da Série C de 2015 se inicie com a realização regular e efetiva de todos os jogos programados na tabela da competição; Considerando que o artigo 16, I e III do RGC é claro ao descrever a competência do DCO da FERJ para praticar todos os atos de natureza técnica e administrativa necessários ao bom desenvolvimento das competições RESOLVE: 1) Tornar sem efeito as diretrizes e determinações definidas pela RDI nº 028/15. 2) Adiar o início do Campeonato Estadual da Série C de 2015 para o dia 10 de maio de 2015, nos termos da tabela publicada pelo DCO. Esta resolução entra em vigor nesta data, revogadas as disposições em contrário. 

Rio de Janeiro, 29 de abril de 2015. 

Marcelo Carlos Nascimento Vianna 
Diretor do Departamento de Competições"


COM DESTAQUE PARA MESSI E SUÁREZ, BARÇA GOLEIA PELO CAMPEONATO ESPANHOL 



O Barcelona não se esforçou muito para aplicar uma mega goleada de 8 x 0 sobre o Córdoba neste sábado (02/05) pelo Campeonato Espanhol. Com o resultado o time catalão fica com 87 pontos, seguro na liderança por mais uma rodada. Quem está em segundo lugar é o Real Madrid, com 82 pontos. O Córdoba manteve a lanterna do Espanhol, com 20 pontos, e está rebaixado. O Barcelona manteve-se no ataque durante todo o primeiro tempo, embora criasse poucas chances reais de gol. Só aos 42min, o zagueiro Rakitic recebeu um lindo e preciso passe de Messi, dominou e finalizou de perna esquerda. Nos acréscimos, Suarez ampliou. No segundo tempo, o Barcelona completou a goleada com mais dois de Suarez, dois de Messi, um de Piqué e um de Neymar, de pênalti. Com os dois gols deste sábado, Messi chegou aos 40 e ultrapassou o português Cristiano Ronaldo, com 39, na artilharia do espanhol. Na próxima quarta-feira, o Barcelona recebe o Bayern de Munique, atual campeão alemão, pelo primeiro jogo da semifinal da Liga dos Campeões.


PARA SEMPRE, UM CAMPEÃO! 21 ANOS SEM AYRTON SENNA 

No último dia 1° (sexta) completaram 21 anos sem uma das personalidades mais influentes do mundo, principalmente do esporte. Falecia na Itália, Ayrton Senna da Silva. Ele que é fonte de inspiração até hoje para milhões de pessoas mundo a fora. Ayrton é considerado um herói em nosso país. Ele foi um guerreiro sem medo de cara feia, arrojado e muitas vezes “abusado” no bom sentido, sempre sonhando alto, mas sempre respeitando o próximo. Com frases de impacto e motivação, este verdadeiro gigante deixou um legado de coragem e determinação, que nunca em hipótese alguma, mostrava medo. Lembraremos sempre de sua dedicação no trabalho que era de altíssima velocidade, preocupado com o carro e a equipe. Naquele fatídico 1º de maio de 1994, enquanto Ayrton Senna era atendido pela equipe médica na “maldita” curva Tamburello no circuito de Ímola, um carro vermelho desobedeceu as bandeiras vermelhas, saiu dos boxes e parou bem próximo ao local do terrível acidente que tirou a vida do brasileiro. 




Era o piloto francês Érik Comas a bordo de sua Larousse. Ele se aproximou do helicóptero e dos fiscais de pista, observou o tricampeão gravemente ferido e ficou tão impressionado com a cena que não continuou na corrida e, no fim do mesmo ano, abandonou a Fórmula 1. O grande choque de Comas tem explicação. Ele tinha uma relação muito peculiar com Ayrton. Dois anos antes, os dois vivenciaram papéis inversos. Há mais de 20 anos, em uma sexta-feira de treinos em Spa-Francorchamps, na Bélgica, o francês bateu fortemente com sua Ligier na curva Blanchimont e ficou atravessado no meio da pista. Ao ver o colega acidentado, Senna na mesma hora parou o carro no circuito e, literalmente, saiu correndo para ajudá-lo. Ao perceber que o piloto estava desacordado com o pé no acelerador, desligou o motor para não causar uma possível explosão. Em seguida, ainda segurou a cabeça de Comas em uma posição confortável, tendo certeza que o piloto respirava até a equipe médica chegar ao local. Anos depois, em um depoimento emocionado à TV francesa, Érik Comas quebrou o silêncio sobre o assunto e, muito agradecido pela atitude, disse que teve a vida salva por Ayrton. - Vi o vídeo depois, mas não me lembro de nada. É como se minha memória tivesse apagado momentos antes do impacto. O pneu dianteiro direito atingiu minha cabeça e me levou a nocaute. Estava inconsciente, mas continuei com o pé no acelerador. Ayrton chegou e ouviu o som dos giros do motor. Parou e correu em minha direção enquanto ainda havia carros passando na pista. Eles estavam mais lentos porque havia bandeiras amarelas, mas a pista não estava vazia. Ele desligou meu carro. 

Naquele momento havia um risco real muito grande de explosão. Como consequência da batida, havia alguns vazamentos e ninguém pode imaginar o que teria acontecido. Ayrton salvou minha vida – contou o piloto, que, após deixar a F-1, seguiu carreira no Turismo, colecionando vitórias no Japão, além de participações na tradicional 24h de Le Mans, na França. Dino Altmann, diretor médico do GP do Brasil desde 1990, destaca que, apesar de inusitada, a atitude de Ayrton foi certíssima. Ele lembra que o brasileiro conhecia muito bem os procedimentos de primeiros socorros, adquiridos em conversas com Sid Watkins, delegado da equipe médica e de segurança da F-1 durante 26 anos, de quem era amigo próximo e de longa data. - Desde um acidente com Martin Donnelly, em 1990, Ayrton mostrava preocupação crescente com a segurança dos carros. Na época, ele foi próximo ao local e assistiu o resgate. 

E Senna tinha grande proximidade com Sid Watkins. Eles eram muito amigos, de ir pescar juntos no Brasil, no Pantanal, etc. E em pescarias se conversa muito, não é? Ele sempre perguntava o que poderia fazer para ajudar quando se deparasse com algum acidente. E o Sid falava alguns procedimentos para serem tomados. Então, mesmo como leigo, Senna sabia muito bem o que fazer para ajudar a equipe médica. Não foi algo que ele foi lá mexer sem saber o que estava fazendo. 

Ele sabia exatamente como proceder – destaca Dino, lembrando a chocante batida que acabou por encerrar a carreira de Donnelly em um treino em Jerez, na Espanha. O carro do britânico partiu em dois e o piloto ficou solto na pista, preso apenas ao banco. Esta foi apenas uma das várias histórias deste homem fantástico. 

Termino esta pequena homenagem ao gênio e mito, sentindo ainda hoje como todos os brasileiros, muitas saudades dos domingos felizes que ele nos proporcionou. Obrigado Ayrton, descanse em paz! 


Até a próxima com nossa coluna de esporte

Wagner Augusto de Lima.


Fonte : FIA (Federação Internacional de Automobilismo)
O Dia Fotos: Internet e André Mourão