Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

Brigitte Bardot tem o pé quebrado em Búzios.

(Foto - Renata Igrejas - Inter TV_
Apesar de todos os cuidados, o pé da famosa estátua da atriz francesa Brigitte Bardot, que fica na orla em Armação dos Búzios, acabou quebrando na manhã desta terça-feira dia 7 de abril. O incidente ocorreu durante a retirada do monumento que passará pela sua primeira revitalização. Um equipamento especializado foi utilizado para levantar a obra e fazer o transporte do ícone, que é um dos principais pontos turísticos da cidade e é conhecido mundialmente. Mas parte da estátua acabou ficando presa ao solo enquanto era içada pelas cintas da máquina.

"Vamos ter que soldar o pé da estátua agora. Mas isso faz parte. Não vai afetar em nada no processo de revitalização. Ela está dando uma volta, fazendo uma viagem para voltar ainda mais bonita", disse. Apesar do ocorrido, a escultora Christina Motta, que foi responsável por esculpir o monumento inaugurado em 1999 e que fará os trabalhos de revitalização, tratou o episódio com naturalidade.

Além de ter o pé recolocado, de acordo com a artista, a peça vai receber reparos específicos, como a retirada da pintura, para que seja feita uma nova camada, limpeza da placa de bronze e a renovação do trabalho de pátina. A expectativa é de que a estátua também volte a contar com um chápeu, como quando foi inaugurada, mas que acabou sendo roubado anos atrás.

Durante a despedida de "Bardot", foi lançada uma campanha que vai promover a interação do público sobre o paradeiro da estátua. Por meio de uma rede social os internautas vão poder responder à pergunta "Onde está Brigitte?", como forma de provocar a curiosidade dos admiradores que não poderão posar para fotos com a escultura até junho. Uma mala foi colocada no local que é conhecido por abrigar a estátua para simbolizar a "viagem" que a obra está fazendo.

(Foto - Renata Igrejas - Inter TV)
(Foto - Div. Prefeitura de Búzios)

De acordo com o secretário de Turismo da cidade, José Marcio, os participantes vão concorrer em um sorteio e o vencedor será presenteado com uma miniatura da obra, feita pela própria artista plástica Cristina Motta. Ainda segundo o secretário, a escultura vai voltar ao seu lugar cativo durante o "Búzios Love", evento promovido na cidade durante o mês dos namorados.

Grande símbolo sexual dos anos 1950 e 60, Brigitte Bardot desembarcou pela primeira vez no balneário em 13 de janeiro de 1964, tornando a praia fluminense conhecida internacionalmente. Fugindo dos fotógrafos, repórteres e fãs ensandecidos, a atriz chegou a Búzios acompanhada do noivo, o marroquino Bob Zagoury, que vivia no Rio de Janeiro. Em busca de sossego na cidade da Região dos Lagos, o casal se hospedou na casa do representante das Nações Unidas no Brasil, André Mourasieff, em Manguinhos.

Durante quatro meses, Brigitte Bardot passeou pelo local e viveu como se fosse uma nativa buziana. A partir daí, a presença da maior ícone de popularidade dos anos 60 atraiu o olhar da imprensa nacional e internacional para o pequeno vilarejo, que acompanhou o seu dia a dia na península. A história do balneário, então, passou a ser contada por cadernos de moda, veículos de imprensa pelo mundo, que destacava o local como o refúgio de BB, como Brigitte passou a ser conhecida.

Segundo os moradores da cidade, Búzios tem sua história dividida em antes e depois da visita da mais cobiçada atriz de cinema da época: antes, o local era um rústico e pacato vilarejo de pescadores, visitado apenas por representantes das elites cariocas e paulistas. Os veranistas recebiam em suas casas amigos ilustres como políticos e artistas. Nos dias atuais, turistas de dentro e fora do país procuram a cidade para conhecer o monumento criado em homenagem à atriz e inaugurado em 1999.

Fonte - G1