Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

Secretaria da Melhor Idade completa sete anos de atendimento

(Foto - Div. SEMEI)
Criada em 20 de março de 2008, a Secretaria Municipal da Melhor Idade de Cabo Frio (Semei) está em festa. As comemorações pelo aniversário de sete anos começaram na última sexta-feira (dia 20) com o Baile de Outono, e prosseguem durante os próximos dias com palestras e várias atividades no Centro Especializado da Melhor Idade (CEMI), na Avenida Teixeira e Souza, nº 2228, no bairro São Cristóvão.

- São sete anos de muito trabalho e de muita dedicação aos nossos idosos, combatendo a violência familiar, oferecendo atendimento médico, social, psicológico e jurídico, mas também promovendo cursos e outras atividades que geram benefícios diretos à saúde dos nossos assistidos, dando mais dignidade e qualidade de vida a pessoas com idade a partir de 60 anos – comentou a secretária Cristiane Fernandes.

O primeiro titular da pasta foi o vereador Emanoel Fernandes, que idealizou e colocou em prática todo o projeto da Secretaria Municipal da Melhor Idade, exatamente no mesmo espaço onde funciona até hoje, junto com o CEMI.

- A Semei nasceu com o objetivo de ser um local para prestação de diversos serviços à população da terceira idade. O resultado desse trabalho tem sido tão bom que sempre temos novos idosos chegando e trazendo outros idosos. E hoje temos orgulho de sermos reconhecidos como referência em atendimento à pessoa idosa em todo o Estado – comemora Cristiane.

(Foto - Div. SEMEI)

Um dos grandes diferenciais da Semei é seu o horário de funcionamento: enquanto praticamente todos os serviços públicos municipais do país funcionam de 8 às 17h, na Secretaria da Melhor Idade de Cabo Frio o atendimento acontece de segunda à sexta, das 7 às 19 horas com mais de 50 atividades como fisioterapia, acupuntura, RPG, drenagem linfática e terapêutica, massoterapia, alongamento, aferição de pressão arterial, hidroginástica e hidroterapia em piscina aquecida, vários tipos de dança, tai chi chuan, várias técnicas de artesanato, artes plásticas, alfabetização de idosos, salão de beleza com corte de cabelo, manicure, pedicure e design de sobrancelha, atendimento médico com geriatra, além de apoio psicológico, social e jurídico entre muitas outras.

Graças ao empenho de uma equipe focada em melhorar a qualidade de vida dos idosos do município, o número de cadastrados na Semei cresce de forma surpreendentemente: em junho de 2009 eram cerca de 1.500 idosos atendidos, hoje são mais de seis mil atendidos tanto no Centro Especializado da Melhor Idade como nos polos da Secretaria localizados em vários bairros de Cabo Frio. E todos são atendidos por profissionais devidamente qualificados, a começar pela própria secretária Cristiane Fernandes, pós graduada em Gerontologia e Geriatria Interdisciplinar pela UFF, e pelo subsecretário Marcelo Brum, que além de possuir a mesma pós graduação também é fisioterapeuta.

(Foto - Div. SEMEI)
- Nossa preocupação vai muito além do fato de oferecermos vários tipos de atendimento: queremos que esses atendimentos sejam de qualidade, por isso todos os nossos profissionais, principalmente os da área de saúde, são qualificados, especializados e devidamente registrados, seja no Conselho de Medicina, de Enfermagem ou de Fisioterapia. Além disso vale ressaltar que a Secretaria da Melhor Idade de Cabo Frio é pioneira em toda a rede pública de saúde da Região dos Lagos nos atendimentos de acupuntura, RPG e hidroterapia, além da fisioterapia propriamente dita – explicou Marcelo Brum.

E os resultados de tanta dedicação são visíveis, como revela Ana Maria de Oliveira Silva, que há sete anos chegou na Semei fazendo uso de um andador, e hoje é uma das idosas mais ativas da Secretaria.

- Quando cheguei aqui eu não andava sozinha porque tinha sérias dificuldades de locomoção. Vários médicos me disseram que eu não voltaria mais a andar sem os aparelhos. Mas, graças ao trabalho dos fisioterapeutas da Semei, em pouco tempo troquei o andador por uma muleta e hoje ando sozinha, participo dos concursos de beleza da secretaria (foi a Miss Melhor Idade 2013), faço aulas de dança, participo de quase todas as atividades físicas da secretaria, e até desfilo nas Escolas de Samba de Cabo Frio. Estou livre dos aparelhos e feliz como nunca por andar sozinha e poder fazer todas as minhas atividades do dia a dia – comemora a idosa