Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

Bom dia com Ariel Villanova - "Você conhece um Picareta?

Amigos leitores, muito bom dia. Andando por ai buscando notícias e matérias para o jornal encontramos com tanta gente inteligente que da dó. Gente essa que pensa que é mais inteligente que você e que você é o mais burro dos burros. 
Eles seguem a tradicional frase do falecido Bezerra da Silva:

"Malandro é malandro, mané é mané".

Eles se sentem superiores mas na realidade é ridicularizado em todos os lugares que passam. São admirados sim, por poucos que fazem parte desse munda da "picaretagem". 

Foi-se o tempo em que picareta era uma simples ferramenta de trabalho, quase inofensiva, quando não usada criminosamente. Depois, picareta passou a ser símbolo de um partido metido a comunista - a picareta continua na bandeira, mas a ideologia há muito deu.
Hoje, picareta é o cara (não “o cara” da música do Roberto Carlos). Picareta é aquele cara bacana, bom falante, simpatia, que está sempre a “quebrar galho”, seja pra quem for, desde que fature ‘algum’. Resumindo, picareta é o cara que te força a fazer uma coisa que você não queria fazer mas ele te convenceu de faze-lo, sempre sorrindo, e ainda te dá tapinhas nas costas, em lugar do troco, e, “de lambuja”, você ainda sai com um: “volte sempre”!

Sei que vou “chover no molhado”. Mas há frases ‘célebres’ dos ‘mestres da picaretagem’. 

Você deve conhecê-las e reconhecê-las por aí. Mas sempre é bom lembrar que, se você ‘cair’ numa dessas, é por livre e espontânea vontade de jogar dinheiro fora, que você diz sim a:

-Seu notebook esta com um serio problema mas já resolvi e vou te cobrar quase nada. (o que ele fez foi somente dar uma limpeza que ele voltou a funcionar)

- O “pobrema” tá na “parafuseta” dianteira. O serviço vai custar mais caro, mas vale a pena!(Invenção de problema)

- Este som é de quinta, mas tenho um aqui de primeira, importado, com preço de nacional.(não é bem assim...)

- Agora, não trabalho mais para os outros. Sou importador de Taiwan. (Contrabando)

- Se eu remendar essa roupa, vai custar mais caro do que se você levar essa novinha em folha.(mentira, a roupa é usada)

- O pneu é usado, mas rodou pouco, por que era de carro de madame.(recauchutado)

- Até conserto esse aparelho bastante usado, mas acho melhor você comprar um novo. Por sinal tenho uma aqui. (o seu aparelho ainda dá para o gasto)

- Se você encontrar mais barato, pode ligar para este número de celular aqui, que eu venho devolver o dinheiro.(já era)

- Não tenho nota fiscal, mas posso conseguir com um colega meu.(Sonegador)

- Vou te cobrar um pouco mais, pra que você volte e ganhe desconto. (mentira)

- Pode avisar às amigas: eu trabalho com cortes de cabelo, depilação, manicure, pedicure, e ainda vendo produtos de beleza e uns remedinhos pra emagrecer.(tem que chamar a saúde pública)

- Nossa loja não tem placa, e funciona aqui nos fundos, por que a clientela já é demais, e não temos tanto estoque.(produto roubado ou não quer pagar imposto)

- Depois de trabalhar na venda de tintura para cabelo, fabriquei um produto que vai enlouquecer as mulheres. Quer experimentar?...(Deus me livre)

- A Polícia Federal me persegue, sempre quando viajo pra Foz do Iguaçu.(Muambeiro)

- Não queira saber aonde escondi essas embalagens de Tamiflu, pra trazer de tão longe, e vender baratinho!...(Traficante e medicamentos, você também pode ser preso)

- Não costumo assumir contrato por trabalho, mas sim, por hora de serviço. Demoro, mas faço bem feito.(vai ficar caro)


-Eu prometo que no meu governo......(to cansado disso)

- etc etc etc etc

Confessa, você deve ter outras tantas frases aí, e tá lembrando agora, não é amigos?... Uma coisa você coloque em sua cabeça...isso é PICARETAGEM.

Isso tudo é picaretagem profissional, uma palavrinha ‘em alta’, por todos os cantos deste Brasil. Tem um monte de gente aproveitando a ‘maré’, e saindo da informalidade, e assumindo, descarada e formalmente, a ‘picareta’, que já não é usada na terra, mas sim, na ‘lábia’. 
Dizem que dá trabalho, e que o lucro é maior que o da ferramenta. 

Por favor, só não me venha com a “lenga-lenga” e justificar que você faz isso por que temos exemplos de picaretagem, em Brasília, e por isso a você faz’. 

Fala serio amigo. Também lá, bem lá no Distrito Federal, há exemplos de cidadãos de bem. É certo que são raros, e alguns se manifestam no estilo ala Martinho da Vila“devagarinho”, mas ainda vivem, ou, pelo menos, parece......sei lá...rssss


Bom dia, sem Picaretagem.


MOMENTO PARA PENSAR DE HOJE
Não tenhas inveja dos homens malignos, nem desejes estar com eles.
Provérbios 24:1

MOMENTO PARA REFLETIR DE HOJE
Parábola : Como ter Fartura e Sucesso

Ariel Villanova
O seu amigo de todos os dias
No menu principal acesse contato