Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

Secretaria Municipal de Saúde reinicia o Programa de Hipertensão e Diabetes

(Secretário de Saúde de Arraial do Cabo Sppencer Cardoso)
A Secretaria de Saúde de Arraial do Cabo realizou nesta segunda-feira, 19, o treinamento dos enfermeiros e médicos das oito unidades de Saúde da Família para o reinício do Programa Nacional de Hipertensão e Diabetes. O programa, que até o ano passado era denominado de “Hiperdia,” passou por uma reformulação e a partir de março deste ano passará a pertencer ao E-sus Atenção Básica.

De acordo com a Coordenadora do Programa de Hipertensão e Diabetes, Juliana de Carvalho Vieira, este é o momento de tirar as dúvidas. “A capacitação dos enfermeiros e médicos é importante, porque, com as mudanças todos os pacientes serão cadastrados novamente e migrarão do antigo programa para o E-sus e, isto exigirá conhecimento das novas regras no programa”, disse Juliana.

Segundo a Secretaria de Saúde, duas mil pessoas fazem parte do cadastro de hipertensos e diabéticos das Unidades de Saúde da Família. Desde o início de janeiro todos os postos foram abastecidos com medicação, tiras e lancetas para a realização do teste de glicemia capilar e aferição da pressão arterial. Também são realizadas consultas com médicos e enfermeiros. O início das palestras educativas nos postos está previsto para março.

Para o secretário da pasta, Sppencer Cardoso, o acompanhamento dos hipertensos e diabéticos, bem como a prevenção destas doenças, são serviços imprescindíveis para a saúde da população e por isto não foram medidos esforços para reativá-los. “É dever do município manter em pleno funcionamento todos os serviços da Atenção Básica. Estamos trabalhando para isto. Esta é mais uma conquista para o cidadão”, explicou o secretário.

CLIQUE E TENHA SUA EMPRESA AGORA