Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

Primeira máquina de radioterapia da Região dos Lagos chega à Cabo Frio

(Foto - Reprodução Inter TV)
Chegou nesta quarta-feira (7) a Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, a primeira máquina de radioterapia em toda a região, que deve levar cerca de um mês e meio para a montagem e terá capacidade pra atender até 80 pacientes por dia. Até o momento, o tratamento de radioterapia só é feito na capital e em Itaperuna, no Norte Fluminense.

Doze homens e guindastes foram necessários para transportar as 25 caixas com peças da máquina. Parte da Rua Rui Barbosa, no bairro Passagem, ficou interditada para o desembarque dos equipamentos. O aparelho vai ser instalado na nova clínica de radioterapia, que está em construção e deve ficar pronta no início de março. O modelo da máquina é o mesmo usado no Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Rio de Janeiro, e veio dos Estados Unidos. O investimento foi de mais de R$ 3 milhões.

As salas de radioterapia terão paredes, teto e chão com 2,20m de espessura cada, para impedir o vazamento da radiação. A previsão é de que o atendimento comece no fim de março. Para pacientes do SUS, o encaminhamento vai ser feito diretamente pelas secretarias municipais de saúde.

-G1

Compre em nosso Shopping online