Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

Orcas aparecem para turistas em Arraial do Cabo

(Foto Ruam Simas - proprietário da embarcação turística Saveiro Don Ruam)
Não é a toa que Arraial do Cabo e conhecida com cidade linda e abençoada e também de levar o titulo de cidade oficial do mergulho no Brasil. 
Uma família de orcas fez a festa para centenas de turistas que passeavam pelas praias de Arraial do Cabo, na tarde de sábado dia 25 de janeiro. As imagens foram registradas por turistas e funcionários da embarcação turística Saveiro Don Juan.

Segundo Ruan Simas, proprietário da embarcação, a família tinha oito membros que pulavam e faziam acrobacias separadamente. Um parecia, de acordo com o empresário, ser adulto e os demais filhotes.

Eduardo Pimenta, amigo de nosso jornal, comentou que a aparição de orcas nesta região é comum. Elas são da família dos golfinhos e nesse período, saem do extremo sul em direção à região de Abrolhos, no litoral da Bahia.

Quando passa por Arraial do Cabo, que é uma região rica em alimentos, como tainhas, anchovas e sardinhas, as orcas acabam ficando um tempo maior. Pimenta comentou ainda que embora não sejam muito vistas, elas sempre passam por aqui.

A Orca (Orcinus orca) é o membro da família dos golfinhos de maior porte e é um superpredador versátil, que inclui na sua dieta presas como peixes, moluscos, aves, tartarugas, focas, tubarões e animais de tamanho maior quando caçam em grupo, como por exemplo baleias.

É comumente designada "baleia-assassina", apesar de ser parente dos golfinhos. É o segundo mamífero de maior área de distribuição geográfica - logo em seguida do homem - e é encontrada em todos os oceanos, podendo pesar até nove toneladas.