Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

Hospital de Búzios fica interditado e boato de ebola se espalha

(Foto Rebeca Nascimento - G1)
O Hospital Municipal Dr. Rodolpho Perissé, em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, viveu momentos de tensão nesta quinta-feira dia 8 de janeiro. De acordo com um funcionário do hospital, que não quis se identificar, a unidade médica estaria de portas fechadas – no esquema “ninguém entra, ninguém sai” – o que gerou um boato entre os próprios funcionários de suspeita de ebola. Um Angolano, que está no estado do Rio a cerca de sete dias, estaria internado com febre acima de 43º. O boato ganhou força, já que a cidade de Búzios recebeu milhares de turistas, vindos do mundo todo, no feriado de Réveillon.

“ Estamos fechados no hospital desde às 14h30 e temos que esperar para ver o que vai acontecer, por que ninguém entra e ninguém sai. Os pacientes que chegam procurando atendimento estão sendo orientados a procurar o hospital de Cabo Frio”, declarou um funcionário.

No entanto, segundo o prefeito de Búzios, André Granado, a população não precisa se alarmar. Ele confirmou que o isolamento ocorreu devido à internação do angolano, mas descarta completamente a hipótese de ebola. “Isso foi só um excesso de zelo do médico que estava de plantão no momento. O paciente está com febre muito alta e foi isolado para observação. Isso ocorreu devido a uma associação por ele ser do continente africano. Mas Angola nunca teve nenhum caso da doença e não é considerado um país de risco”, disse o prefeito.

André Granado também garantiu que a interdição do hospital ocorreu por cerca de apenas 10 minutos, mas que não se prolongou conforme relatado pelo funcionário. Ainda de acordo com o prefeito, o paciente angolano, de 37 anos, que namora uma brasileira, teve uma amostra de sangue colhida na tarde desta quinta-feira e os resultados dos exames devem ficar prontos ainda durante a madrugada. O turista teria passado o ano novo no Rio de Janeiro, seguiu para Campos dos Goytacazes e está na região de Cabo Frio desde a quarta-feira (7).

Segundo informações o hospital está funcionando normalmente. O atendimento estava sendo feito e pacientes eram recebidos. Alguns médicos de plantão disseram desconhecer o caso e não confirmaram o isolamento ocorrido na parte da tarde.

Angola não teve surtos de ebola


Vale ressaltar que Angola, apesar de ser um país da costa ocidental da África, é apontado como um país de baixo-médio risco do ebola. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), até hoje o país não confirmou nenhum caso da doença. No entanto, através de sete províncias, partilha uma vasta fronteira terrestre com a República Democrática do Congo, que vive situação de moderado a alto risco.

Repercussão local


Por conta de o hospital ter fechado as portas na parte da tarde desta quinta-feira, o boato de um possível paciente com ebola logo se espalhou entre os moradores da Região dos Lagos. Não só a população de Búzios, como também dos arredores, como Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia, entre outros, postaram comentários nas redes sociais e em aplicativos de conversação por celular. Entretanto tudo não passou de especulação.


-G1