Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

Golfinho e cavalo-marinho aparecem mortos em praia

(Foto Renata Rodrigues - internauta)
O aparecimento de um golfinho e um cavalo-marinho mortos em uma praia de Saquarema, na Região dos Lagos do Rio, chamou a atenção dos banhistas no último sábado dia 3 de janeiro. Após receber uma denúncia da moradora Simone Rodrigues, no domingo dia 4 de janeiro, especialista foram ao local para entender o que poderia ter acontecido. Moradores e turistas ficaram assustados com as mortes e questionaram se o mar estaria impróprio ou se haveriam irregularidades no setor de pesca do local.

Os animais foram encontrados na Praia de Vilatur, onde é comum a pesca com redes de arremesso. Loren Reis, que possui casa no local há 10 anos, encontrou e fotografou o cavalo-marinho durante a manhã de sábado na praia. 

"Foi a primeira vez que vi um cavalo-marinho. Depois ficamos sabendo que um golfinho havia sido encontrado no mesmo local mais cedo", conta.

No caso do golfinho, Eduardo Pimenta explicou que o corte provavelmente é proveniente da hélice de alguma embarcação, já que o animal estaria mais marcado caso tivesse havido contato com redes. 

"É normal que essa espécie acompanhe as fêmeas ou os filhotes nadando junto a lanchas que circulam próximas à praia". 

Em redes sociais, moradores locais lamentaram a morte do animal.De acordo com o biólogo Eduardo Pimenta, essa espécie de cavalo-marinho é uma das mais comuns na Região dos Lagos, vivendo tanto em lagoas quanto em mar aberto. 

(Foto Renata Rodrigues - internauta)
"O cavalo-marinho se fixa com a cauda em corais ou algas e não se desprende facilmente. Existe uma probabilidade de que a morte desse ser ter sido causada por redes em barcos de arrasto mas também pode apenas ter morrido de causas naturais", explica o especialista. 

Pimenta disse ainda, que a pesca muitas vezes resulta na captura de animais que não são próprios para o consumo e são enviados novamente ao mar.

Segundo a assessoria da Prefeitura de Saquarema, a pesca com redes de arrasto é proibida no local. De acordo com a lei federal, a prática só é permitida à três milhas de distância da praia.