Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

Bom dia com Ariel Villanova - "Hoje é dia de tirar os enfeites de natal"

Bom dia amigos.
Notei que a maioria das coisas que falamos aqui está relacionada a coisas do bem. Simplesmente porque muito do que fazemos e vemos no nosso dia a dia, muito do que pensamos e como pensamos, está direta ou indiretamente relacionado às religiões que formaram a cultura brasileira.
Gosto de pesquisar as coisas, principalmente por ser jornalista, e hoje pesquisei sobre esse dia, Dia de Reis. Segundo a tradição cristã os Reis Magos eram Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar, e os presentes simbolizam, respectivamente, a realeza, a divindade e a paixão de Cristo.

Não se sabe sua origem, mas reza a lenda que um dos Reis era negro africano, o outro branco europeu e o terceiro moreno (assírio ou persa), representando a humanidade conhecida da época.

Em muitos países, a troca de presentes é feita neste dia, e não no Natal.

No Brasil, o rico folclore mantém viva a tradição. Por todo o litoral e o interior brasileiro, com todas as suas variantes regionais, se comemora o dia 6 de janeiro em festas como o Terno de Reis, Folia de Reis ou Santos Reis.

No Brasil, o Dia de Reis perdeu muito do significado religioso. Mas em algumas localidades da Europa, a data é mais solene até mesmo que o Natal

Diz a tradição que foi nesse dia que os Reis Magos viram a Estrela de Belém no céu e foram ao encontro de Jesus que havia nascido há pouco. Segundo a Bíblia, tendo Jesus nascido em Belém, no tempo do Rei Herodes, os Magos do Oriente chegaram a Jerusalém perguntando: "Onde está o Rei dos Judeus, recém-nascido? Vimos sua estrela e viemos adorá-lo".
Hoje é dia 6 de janeiro, Dia de Reis, ou Dia dos Reis Magos. Atualmente quando falamos de magos há três imagens que nos vêm à memória, sem nenhuma relação com o dia de hoje.


1 – pensamos em Paulo Coelho
2 – pensamos na obra de Tolkien, O senhor dos anéis
3 – pensamos na obra de J K Rolling, Harry Potter.


Quase nenhuma criança, adolescente, jovem ou adulto se lembra primeiro de Gaspar, Belquior, e Baltazar, os reis que seguiram a estrela de Natal e levaram presentes para o bebê nascido na manjedoura.


É triste saber da pouca cultura do povo brasileiro que se perguntarmos sobre 90% não saberá.
Alguns responderiam sobre Gaspar que era talvez o dono da padaria e que Belquior era o ex cantor da música " Medo de Avião" e Baltazar era um ex jogador de futebol. O pior é ouvir que poderiam ser 3 Mcs de música funk. Misericórdia.......

O Dia de Reis é o décimo-segundo dia de Natal. E ainda é celebrado em muitas partes do mundo, porque em lugares em que a tradição da Igreja Ortodoxa grega impera, (aquela que é herdeira e mantenedora das tradições religiosas depois da Queda do Império Romano) pois é nela que é no dia de hoje, que lembrando o presentes dados pelos reis magos a Jesus, as pessoas trocam seus presentes de Natal.

Em contato por email com Ladyce, uma historiadora e conhecedora do assunto que se intitula Peregrina Cultural, me informou que nos EUA, as pessoas se desfazem de suas árvores de Natal no dia 31 de dezembro e no sul do país, a tradição oral é: manter a árvore montada depois do dia primeiro traz má sorte. Ela também informou que nos EUA americanos cantam uma conhecida cantiga natalina, chamada The Twelve Days of Christmas, — os doze dias de Natal – sem terem a menor noção de que esses 12 dias se referem ao período do dia 25 ao dia 6 de janeiro e que a letra desta conhecida canção traz muitas referências à história da Igreja católica na Grã-Bretanha.


É também por causa deste simbolismo dos 12 dias de Natal que tradicionalmente nós nos desfazemos dos nossos enfeites natalinos, inclusive da árvore de Natal, só depois do dia 6 de janeiro.

Então, vejamos o que a canção natalina a que a historiadora se refere acima realmente diz:

Letra:

No 1º dia de Natal meu verdadeiro amor me enviou…
Uma perdiz em uma pereira

No 2º dia de Natal meu verdadeiro amor me enviou…
Duas rolinhas

No 3º dia de Natal meu verdadeiro amor me enviou…
Três galinhas francesas

No 4º dia de Natal meu verdadeiro amor me enviou…
Quatro pássaros

No 5º dia de Natal meu verdadeiro amor me enviou…
Cinco sinos

No 6º dia de Natal meu verdadeiro amor me enviou…
Seis gansos

No 7º dia de Natal meu verdadeiro amor me enviou…
Sete cisnes

No 8º dia de Natal meu verdadeiro amor me enviou…
Oito jovens que ordenham

No 9º dia de Natal meu verdadeiro amor me enviou…
Nove senhoras dançando

No 10º dia de Natal meu verdadeiro amor me enviou…
Dez senhores saltadores

No 11º dia de Natal meu verdadeiro amor me enviou…
Onze flautistas tocando

No 12º dia de Natal meu verdadeiro amor me enviou…
Doze tocadores de tambor tocando-os

Esta letra vem do tempo em que a Inglaterra proibia a religião católica (1558-1829) e católicos ingleses e irlandeses precisavam achar uma maneira de passar para seus filhos os aprendizados religiosos. Tornaram-se então grandes especialistas em simbologia – assim como nós no Brasil da ditadura militar do século passado, passamos a falar em código sobre muito do que era proibido pelo governo. Então, voltando à Inglaterra, esta canção é ao mesmo tempo uma canção natalina e um trava-linguas, uma brincadeira infantil que pretende seduzir as crianças em aprenderem esta simbologia muito especial.

Neste Natal que passou cheguei a ouvir algumas vezes esta canção (muito repetitiva e chata) por aí, em algumas lojas sem saber o significado dela e algumas delas somente dizem da cultura daquele país e não ao nosso. Aqueles que moram nos EUA não tiveram o mesmo lastro cultural que nós. Os católicos de origem irlandesa e inglesa que por lá se estabeleceram vieram de uma Velha Europa que proibia o catolicismo, seus traumas eram diferentes dos nossos. Não estou dizendo que nos estabelecemos por aqui sem problemas, ou traumas religiosos, — não podemos esquecer da Inquisição — mas os nossos traumas foram outros, e eles dão origem ou trazem uma outra riqueza, uma riqueza cultural diferente mas tão importante quanto. Então saiba primeiro o que significa antes de copiar só por que veio dos EUA.


Mas tenha uma certeza, hoje é dia de tirar os enfeites de natal. Ok?


Aqui na redação no final do trabalho estaremos tirando a árvores, bolinhas coloridas, penduricalhos verdes e vermelhos e as luzes de natal que fará a conta de luz subir absurdamente.....misericórdia.......


MOMENTO PARA PENSAR DE HOJE
Não sabe sobre o assunto? Fique calado.

MOMENTO PARA REFLETIR DE HOJE

Até amanhã

Ariel Villanova
O seu amigo de todos os dias