Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

Reinauguração do Boulevard Canal

(Foto - Horácio CF Zone)
Aconteceu na noite desta terça-feira 23 de dezembro, em frente á Estação de Embarque Marítimo a reinauguração do Boulevard Canal – uma das mais conhecidas e movimentadas atrações de Cabo Frio – tendo como ponto alto a entrega do monumento em homenagem ao mergulhador cabofriense campeão mundial de caça submarina Gandola.

Em uma época que a cidade era pouco conhecida, Gandola conquistou uma série impressionante de vitórias sagrando-se, inclusive, Campeão Mundial de Caça Submarina por equipes no Peru, em 1970.

O prefeito Alair Corrêa fez um discurso emocionado, no qual além de relembrar as várias obras de recuperação do município realizadas desde 2013, destacando a atuação do mergulhador principalmente nos anos 70, época em que o atleta atingiu seu auge nas competições:

- É necessário que mostremos nosso amor por essa cidade. Já fizemos a estátua do surfista Vitor Ribas, já homenageamos o jogador de futebol Leandro e é nossa obrigação e prova de amor ressaltar o nome de todos os que, de alguma forma, engrandeceram e divulgaram nossa Cabo Frio amada -, disse o prefeito em seu discurso.

Ao descerrar o véu que cobria o monumento, a reação dos familiares de Gélson, nome verdadeiro do mergulhador, foi de forte emoção, e não contiveram o choro.

A estátua foi modelada pelo artista plástico Ivan Cruz em bronze, e representa Gandola trazendo um grande peixe, com seu arpão apontado para o alto em sinal de vitória.

(Foto Horácio CF Zone)


Segundo Ivan Cruz, vários modelos foram confeccionados, até que se chegasse ao definitivo:

- Meu trabalho já é bem conhecido na cidade, principalmente por causa da série “Brincadeiras de Criança”, onde exemplares referentes ao tema, em bronze, estão expostos na orla da Praia do Forte. Lá, são figuras aleatórias, crianças anônimas que brincam, mas aqui se trata de uma pessoa conhecida, o Gandola que eu também conheci. Isso acrescenta muita emoção, muito mais do que a arte já exige, e as várias versões feitas até chegar á definitiva refletem toda essa emoção, disse ele.

O Secretário de Cultura José Facury lembrou que Gandola já havia sido homenageado com um boneco na Brincareta, mas que era necessário um monumento que refletisse, de maneira duradoura, todas as suas conquistas e o que ele representou para Cabo Frio. Segundo Facury, o monumento abre, inclusive, espaço para novas iniciativas:

- Agora, este local se transforma no que poderíamos chamar de “Largo do Gandola”, e poderá abrigar iniciativas esportivas, sociais e até culturais, por que não? Para nós, da Cultura, é uma referência interessante, destacou ele.

O mergulhador Gandola fez parte de uma época de ouro para os esportes náuticos em Cabo Frio, juntamente com Lelei, amigo e colega de mergulho, e vários outros que levaram o nome da cidade á todo o mundo, sempre associado á tudo o que os esportes marítimos representam.


Texto - Walter Biancardine