Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

Hemolagos interditado

(Foto - Reprodução Inter TV - Reportagem Renata Igrejas)
Às vésperas da alta temporada, quando a população na Região dos Lagos do Rio aumenta com a chegada de turistas, o Hemolagos, único banco de sangue a atender 14 unidades de saúde em sete cidades, está interditado. O motivo são infiltrações e mofo nas paredes da casa onde funciona, no centro de Cabo Frio. Segundo a direção, o imóvel só voltará a ser utilizado no começo de 2015. Todo o estoque de sangue já foi transferido.

"As bolsas de sangue já recolhidas vão para a Unidade Transfusional do Hospital São José Operário (no bairro São Cristóvão, em Cabo Frio). Mas novas coletas de sangue estão suspensas neste período", informou o diretor do Hemolagos, Marcelo Paiva Paes.

O Hemolagos recebe, em média, cerca de 20 doações de sangue por dia. O número é considerado baixo na alta temporada, principalmente nas semanas do Réveillon e do Carnaval. A previsão é que o Hemolagos volte a funcionar no dia 5 de janeiro, após o término das obras que começaram no último domingo (14).

Até lá, as doações de sangue poderão ser feitas no Hemorio, no Rio de Janeiro, ou nos hemocentros de Macaé e Rio Bonito. Já as unidades de saúde da Região dos Lagos que precisarem de sangue também deverão solicitar a estes hemocentros. Apesar da situação e do aumento da população nesta época, o diretor do Hemolagos garante que não há risco de faltar sangue nas unidades de saúde da região.

"Não há possibilidade de faltar sangue porque o Hemolagos vai atuar na mediação entre as unidades e os hemocentros do Rio, Macaé e Rio Bonito", conclui Marcelo Paes.