Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

Incêndio mata animais e destrói o equivalente a 28 campos de futebol em Búzios

(Foto reprodução vídeo do Guarda Parque do INEA)
Um incêndio destruiu uma área de 200 mil m², equivalente a 28 campos de futebol, em Armação dos Búzios. De acordo com o ambientalista Leonardo Sandre, o fogo começou por volta das 10h de quarta-feira dia 19 de novembro no local conhecido como Pântano da Malhada, no bairro Rasa. 

A área, que é considerada de grande importância ecológica, fica próxima ao Aeroporto de Búzios. Foram necessários abafadores e uma moto bomba para conter as chamas, que foram apagadas por quatro guardas após sete horas de combate ao incêndio. Ainda segundo o guarda Leonardo Sandre, vários animais de espécies nativas morreram.

"Eu encontrei, em um espaço pequeno, mais de 30 garças mortas. Vi cobra, preá, biguás, gambá, tamanduá e muitos pássaros mortos. Nossa responsabilidade é de combater incêndios dentro do Parque da Costa do Sol. Essa área não pertence ao parque, mas como a prefeitura fez o pedido de ajuda, conseguimos chegar e, depois de muito trabalho, apagar o fogo. Como tinha uma lagoa próxima ao local do    incêndio, o combate ficou um pouco mais fácil graças a utilização de uma moto bomba e uma bomba hidráulica que puxou a água da lagoa para ser usada no contenção das chamas.


O INCÊNDIO SERÁ INVESTIGADO

O secretário de Meio Ambiente de Búzios, Fábio Dantas, também esteve no local do incêndio ajudando os guardas no trabalho em combate ao fogo. Ele declarou que a causa da queimada pode ter sido criminosa. O secretário informou ainda que está preparando um relatório para enviar a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, no Rio, para que um inquérito seja aberto.

(Foto divulgação Guarda Parque do INEA)


(Foto divulgação Guarda Parque do INEA)


"Esse relatório traz detalhes sobre três incêndios aqui em Búzios que podem ter sido criminosos. Quem compra um lote aqui na cidade precisa respeitar a lei de medida compensatória. Se o proprietário possui vegetação no terreno, precisa preservar 70% e construir em 30% da área. Muitos provocam esses incêndios para deixar de cumprir a medida. Por isso, queremos que a delegacia investigue. Os responsáveis serão punidos", declarou.