Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

Competição de embarcações solares vai começar em Búzios

Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, foi a cidade escolhida para sediar a 2ª edição do Desafio Solar Brasil 2014, que acontece nesta quinta-feira (13). O torneio de embarcações solares é uma versão brasileira do Frisian Solar Challenge realizado na Holanda. A organização é feita pela UFRJ em parceria com o Governo do Estado e apoios da prefeitura de Búzios e da concessionária Ampla.

Aproximadamente 300 universitários de sete estados e 50 professores e orientadores vão participar do evento. Eles serão divididos em 23 equipes. Os barcos participantes são projetados e construídos pelos próprios estudantes. A ideia é incentivar o desenvolvimento de aplicações de novas tecnologias de fontes de energia limpa e renovável.

O município de Búzios foi escolhido para sediar a disputa por fazer parte do projeto das Cidades Inteligentes, que envolve ações para otimização de recursos energéticos e redução da emissão de poluentes. Além do evento, também serão realizados workshops sobre consumo consciente de energia, energia solar e renovável, telemetria e monitoramento, propulsão elétrica, medição inteligente, engenharia elétrica, mecânica, eletrônica e naval, além de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.



Professores da UFRJ e os principais patrocinadores selecionarão o melhor projeto das equipes e darão um prêmio ao melhor projeto. A equipe vencedora será aquela que melhor conseguir unir velocidade e eficiência energética nas provas de corrida das embarcações elétricas movidas à energia solar na Orla Bardot.