Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

Cabo Frio é destaque no ICMS Verde

A partir de 2015, os municípios que garantirem destinação adequada ao óleo de cozinha usado poderão arrecadar mais recursos do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) Verde. 
Este quesito será um componente do cálculo de Destino do Lixo, um dos critérios exigidos para pontuação. 

Em 2013, a cidade de Cabo Frio teve o destaque. O produto coletado é destinado à produção industrial de sabão e de biodiesel.

Por meio do Prove (Programa de Reaproveitamento de Óleo Vegetal), a Secretaria do Ambiente apoia os municípios e fornece logística para as cooperativas, como veículos para o recolhimento do produto e sensibilização social.

"O Prove está trabalhando com cooperativas de praticamente todos os municípios. Este incentivo fez com que as prefeituras passassem a se preocupar com o descarte adequado do óleo de cozinha usado, além da redução do ICMS", disse o secretário do Ambiente, Carlos Portinho.

Campanha de conscientização

Em Cabo Frio, a prefeitura organizou campanhas de conscientização para incentivar a população e a iniciativa privada a realizarem o descarte, de forma adequada, do óleo de cozinha usado. Os resultados alavancaram a coleta.

A partir de 2015, a expectativa é oferecer à população um serviço de recolhimento itinerante.