Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

As festas estão chegando e as compras de natal se tornam quase necessária

As festas de fim de ano estão chegando e as compras se tornam quase necessárias. A ceia de Natal, o presente da família e itens típicos se são muito procurados nas lojas. Mas quando é o melhor momento de comprar?

Para evitar filas e aproveitar os preços ainda mais baixos, o ideal é ir às compras o quanto antes. Nesse momento, dá para encontra vinhos e azeites com bons preços, dos estoques comprados no exterior pelos varejistas e que chegaram no Brasil antes do mês de outubro.

O bacalhau ainda se encontra no mercado com preços baixos. As castanhas portuguesas, para aqueles que são mais tradicionais e não querem deixar faltar, já estão nas prateleiras com valores mais altos devido à variação do dólar das últimas semanas. Veja mais dicas.

Algumas pessoas falam que geralmente se antecipam nas compras de Natal e Ano Novo.Tanto dos presentes quanto dos produtos para as ceias. Este ano achei os produtos e presentes muito caros. Notei que a compra antecipada pode ser vantajosa, mas tem que ser bem pesquisada. Os preços dos produtos natalinos e de grande parte dos presentes estão realmente mais altos este ano. Então cuidado.

O aumento da variação cambial, que vem ocorrendo há algum tempo, reajustou os valores de muitos produtos importados, principalmente os típicos das ceias.

Você ainda encontra vinhos e azeites com bons preços, de estoques comprados no exterior pelos varejistas que chegaram no Brasil antes de outubro e que ainda estão nas prateleiras. Mas, com certeza, quando vierem as novas cargas, elas vão ter seus preços aumentados. Os panetones, em geral, estão mais caros entre 8% a 10% em relação aos preços do ano passado. O bacalhau ainda é encontrado no mercado com preços bons e, neste caso, vale sim a pena comprar logo. Os valores estão muito próximos do período da Páscoa deste ano. Aproveite agora.

As castanhas portuguesas, para aqueles que são mais tradicionais e não querem deixar faltar na ceia de Natal, já estão chegando e com preços mais altos devido à variação do dólar. A mesma coisa ocorre com as nozes, os avelãs, as amêndoas e as frutas secas.

A quem gosta de peru, pernil, tender e aves especiais, recomendo comprar próximo das datas mesmo, até por que a armazenagem é mais delicada e são produtos altamente perecíveis.

Quanto a presentes , os lojistas querem vender os estoques o mais rapidamente possível para garantir fluxo de caixa. Isto significa antecipar a venda dos presentes. Na primeira semana de dezembro, a 1ª parcela do 13º salário incentivará muitas ofertas. Aguarde e verás que conseguirá bons negócios.

Ao comprar com antecedência, além de fazer uma aquisição consciente, também se tem a tranquilidade de enfrentar filas pequenas.

Boas compras!

Marco Quintarelli - Consultor do Grupo AZO