Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

Arraial do Cabo começa o combate contra o câncer de próstata

Depois do Outubro Rosa, dedicado aos cuidados e prevenção ao câncer de mama, a Secretaria de Saúde de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, promoverá a campanha de prevenção e combate ao câncer de próstata, batizado de “Novembro Azul” pela Sociedade Brasileira de Urologia. A campanha terá hoje terça-feira dia 11 de novembro nas unidades de saúde do município.

Entre as ações, além da prevenção e combate ao câncer de próstata, haverá a prevenção ao Diabetes e à Hipertensão, destinadas à população em geral. O objetivo é alertar e orientar sobre as doenças cardiovasculares, que estão entre as principais causas de mortalidade no Brasil e no mundo.

De acordo com informações da coordenação da campanha, também serão realizados testes de glicemia capilar, aferição da pressão arterial, palestras, entrega de panfleto informativo com orientações sobre a hipertensão, o diabetes e o câncer de próstata, além de cadastro e marcação de consultas, havendo necessidade.

No caso das consultas com o urologista ou com o clínico geral, poderão ser solicitados exames de PSA (exame de sangue) para os homens, a partir de quarenta e cinco anos, levando em consideração casos da doença na família.

A partir de 17 de novembro, quando é comemorado o dia “D” da luta contra o câncer de próstata, o Pórtico de entrada da cidade receberá iluminação azul, para lembrar a campanha. Todos os postos de saúde receberão decoração alusiva ao tema. Confira o calendário de ações no site da prefeitura de Arraial do Cabo neste link : 
Prefeitura