Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

Secretaria de Saúde recebe equipamentos para a promoção da saúde da mulher

DSCN0509ok
(Foto Alexandre Oliveira)
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Iguaba Grande recebeu neste mês de outubro, um moderno aparelho para o atendimento às mulheres da cidade. O Colposcópio já está funcionando no Centro Materno Infantil. O equipamento é utilizado para visualizar o colo do útero através de lentes que aumentam de 10 a 40 vezes o tamanho normal. Ele permite identificar com precisão o local e a extensão das doenças, além de favorecer a realização da biópsia.

Durante a colposcopia são usados produtos químicos e corantes para realce de áreas a serem examinadas. O exame que é indolor geralmente é recomendado para mulheres que têm resultado anormal do exame preventivo. A colposcopia também é indicada quando é necessária uma biópsia do colo do útero ou quando há uma suspeita de papilomavírus (HPV).

O Centro Materno Infantil recebeu também um bisturi elétrico e um detector fetal que permite auscultar os batimentos cardíacos do bebê durante o período gestacional, um autoclave para a esterilização dos instrumentos e um novo mobiliário para os consultórios.