Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

II Edição do XTerra Búzios acontece neste sábado



Acontece neste sábado, dia 11 de outubro, em Armação dos Búzios a segunda edição do Circuito XTerra Brazil Tour. 

Evento que já é considerado o maior festival de esporte outdoor do mundo. 

Serão realizadas duas modalidades: o XTerra Triathlon com 1km de natação, 
25km de ciclismo 
8km de trail run, e a tradicional corrida noturna, o XTerra Night Run, com 7 km e Night Run com 21 km. 

E ainda com a modalidade Endurance, com 50 km de percurso.
As inscrições podem ser realizadas pelo site www.xterrabrazil.com.br. 

As etapas serão realizadas em todo o território da cidade de Búzios.



EQUIPAMENTOS PARA A COMPETIÇÃO

Dicas para a Natação



Basicamente, existem três modelos de roupas de neoprene: o full (cobre o corpo todo), o long (que não cobre apenas os braços) e o short (que não cobre os braços e as pernas abaixo do joelho). Neoprene é nada mais nada menos que o nome comercial de um tecido sintético e está em alta quando o assunto é natação profissional.

Em sua tese de mestrado em Ciências da Motricidade na UNESP, Ricardo Dantas – profissional de educação física e técnico de atletas endurance – explica que este equipamento pode melhorar a performance de nado. Ele cita vários estudos no exterior cujo teor têm mostrado que as possíveis melhoras no desempenho dos atletas estão relacionadas diretamente ao modelo da roupa, sendo que o modelo full é o que apresenta maior potencial de efeitos positivos. Dentre as explicações para tal melhora geral de rendimento, Dantas cita:

- flutuabilidade da material (aumenta a flutuabilidade do atleta);

- redução da força de resistência da água;

- contribuição para uma melhor performance de nado.

Curiosidade: O neoprene (ou neopreno) também pode ser aplicado em outras circunstâncias como na isolação elétrica e nas correias de ventilador de carro, por exemplo.

Dicas para Mountain Bike



Como todo esporte de alta performance, no MTB, apesar de ser considerado um esporte seguro, é preciso ter cuidados com os equipamentos utilizados durante os treinos e as provas. Nesta sessão você vai conferir dicas de equipamentos, novidades, além dos melhores materiais.

Algumas provas exigem diferentes níveis de equipamento e proteção. Tudo vai depender do regulamento em que a prova está inserida. No XTERRA, o bem estar do atleta está em primeiro lugar. Por isso, com as regras impostas no regulamento, são necessários os seguinte equipamentos:

É obrigatório o uso de:

Capacete.
Camisa com mangas,
Bermuda/calça,
Calçado fechado
Luvas durante a prova.

Não é permitido o uso de Clip no guidão: o apoio lateral de guidão (bar end) é permitido, mas não poderá ultrapassar 13 cm. É indicado o uso de pedal clip.

Dicas para a corrida



As corridas off road são consideradas como o seguimento que mais cresce dentro do mercado de corridas. Dentro dessa realidade, é importante estar sempre atento aos equipamentos que ajudam no desempenho e na evolução cada vez maior. Fique ligado nas dicas e nas novidades dessa seção:

No XTERRA, não existem equipamentos que sejam exigidos pelo regulamento para a prática das famosas Trail Run. Apesar da não exigência é importante ter atenção em alguns pontos:

- Apesar de ser uma prática muito comum em treinos e muitos atletas utilizarem como forma de motivação e estímulo, os equipamentos sonoros são proibidos nas provas de Trail Run.

- Outro ponto importante para esse tipo de prova é a utilização de tênis anti-encharcamento, já que muitas vezes o percurso conta com grandes poças d’água que poderiam dificultar em caso de uso de um tênis inadequado.

Essas e outras dicas você confere por aqui.

Dicas para Endurance

Provas de Endurance já assustam muita gente só pelo nome. Remete à grandes distâncias e realmente não é coisa pra qualquer um. A preparação para esse tipo de prova exige muito de um atleta, bem como a corrida em si, que representa uma verdadeira superação de limites.

Como em qualquer categoria de corrida, as de longa distância também precisam de cuidados especiais na hora da escolha dos equipamentos. No caso, os tênis. Sobre isso, já é possível hoje contar em muito com o boom da tecnologia na engenharia de produção desses e outros materiais: várias marcas de calçados esportivos estão se inovando e reinventando seus tênis com o objetivo de criar modelos voltados para os diferentes tipos de atividade física. E é claro que corridas de longa distância estão nessa onda também.

Geralmente, os modelos voltados para a categoria endurance visam auxiliar nas suas principais dificuldades: são tênis mais leves, mais “ajustáveis” ao formato do pé (proporcionando mais conforto e equilíbrio) e costumam zelar para que este permaneça o mais seco possível.

Para os praticantes: jamais esquecer a importância de escolher muito bem o tênis de acordo com a modalidade do seu esporte, não apenas pelo seu tipo de pisada (que também exige bastante atenção!)

Fonte: xterrabrazil.com.br