Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

Dunga convoca seleção



O Técnico Dunga convocou 23 jogadores que atuam em clubes do exterior para os dois últimos amistosos da seleção brasileira em 2014, contra Turquia e Áustria, em novembro, para não desfalcar os times do Brasil na reta final da temporada.

A convocação trouxe novidades como o meio-atacante Roberto Firmino, do Hoffenheim, o volante Casemiro, do Porto, e o atacante Luiz Adriano, do Shakhtar Donetsk, além dos retornos do ex-capitão Thiago Silva e do meia-atacante Lucas, ambos do Paris St. Germain.

Dunga deixou de fora da lista os jogadores que atuam no Brasil por orientação do comando da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que fez um acordo com os clubes. Os amistosos vão ocorrer na reta final do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, duas competições organizadas pela própria CBF.

O treinador, que vem defendendo a filosofia de resultados na reconstrução da equipe após a frustração na Copa do Mundo em casa, afirmou que a seleção fez um “sacrifício”, mas entende a necessidade dos clubes do país.

“Quando você tem uma base as coisas tendem a se encaminhar. Quando começamos a nos encaminhar temos essa situação dos clubes brasileiros... temos que entender, compreender e entrar com nossa parcela de sacrifício”, disse o técnico a jornalistas após anunciar a lista de convocados na sede da CBF.

“Assim como os clubes vieram ao nosso encontro, agora temos que ir ao encontro dele, mas isso vai nos dar oportunidade de observar os jogadores”, acrescentou Dunga, que retornou ao comando da seleção no lugar de Luiz Felipe Scolari depois do Mundial em casa, em que o Brasil perdeu de 7 x 1 para a Alemanha na semifinal, em julho.


A ausência de nomes como Diego Tardelli, Jéfferson e Elias, titulares da seleção nos amistosos deste mês contra Argentina e Japão, abre as portas para jogadores que jamais foram convocados por Dunga.

"É uma oportunidade única. Gostaríamos de manter a mesma base, mas é uma oportunidade para ter esses jogadores que farão esforço para manter o nível ou até melhorar”, afirmou.

Destaque do futebol alemão, o atacante alagoano Firmino, com passagens por CRB e Figueirense, ganhou elogios destacados do técnico após ser chamado pela primeira vez.

”É um jogador de ótima técnica, rápido, boa conclusão, está acostumado com futebol de força física e tem facilidade para fazer gol”, avaliou Dunga sobre o jogador, que teve seu nome recentemente ligado a uma transferência para clubes grandes da Europa.

A partida contra os turcos será em 12 de novembro, em Istambul, e o jogo com a seleção austríaca, no dia 18, em Viena.

O Brasil está com aproveitamento de 100 por cento nas quatro partidas disputadas desde a volta do ex-capitão Dunga ao comando da equipe após a frustração da Copa do Mundo em casa, em julho. A equipe venceu Equador, Colômbia, Argentina e Japão.



TIME NÃO ESTÁ PRONTO

Apesar desse bom aproveitamento no pós-Copa, o Brasil ainda não está pronto para o ano de 2015. No ano que vem, a seleção jogará a Copa América, no Chile, e começará a disputar as eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia.

Sem entrar em detalhes, Dunga deixou claro que o Brasil precisa evoluir até o início dos dois compromissos do ano que vem, e que ainda não tem uma base pronta.

“É muito cedo ainda para falar sobre isso em uma competição oficial. Não estamos medindo esforços e o tempo é muito curto", disse. "Não estamos prontos, mas no caminho”.



Veja a lista de convocados:



GOLEIROS

Rafael Cabral (Napoli)

Neto (Fiorentina)


Diego Alves (Valencia)



ZAGUEIROS

David Luiz (Paris St. Germain)

Marquinhos (Paris St. Germain)

Thiago Silva (Paris St.Germain)

Miranda (Atlético de Madri)



LATERAIS

Mário Fernandes (CSKA Moscou)

Filipe Luís (Chelsea)

Danilo (Porto)

Alex Sandro (Porto)



VOLANTES

Luiz Gustavo (Wolfsburg)

Rômulo (Spartak Moscou)

Fernandinho (Manchester City)

Casemiro (Porto)



MEIAS E ATACANTES

Oscar (Chelsea)

Willian (Chelsea)

Roberto Firmino (Hoffenheim)

Philippe Coutinho (Liverpool)

Lucas (PSG)

Douglas Costa (Shakhtar Donetsk)

Luiz Adriano (Shakhtar Donetsk)

Neymar (Barcelona)