Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

Bom dia da Redação com Ariel Villanova - 22/10/2014



Bom dia da Redação também é cultura. Rssss....Respeita o moço da patente alta do bigode grosso. Esse cara foi Thomas Edison. Esse cara, foi o cara. Parei para pensar sobre o que esse moço fez a 135 anos atrás. Se não fosse ele estaríamos nas escuras somente com luz de vela. Imagina isso nos tempos atuais. Você diria, " Mas alguem teria inventado depois dele se o não o fizesse". Claro mas ele fez isso em 1879. Mas exatamente em 21 de outubro de 1879, Thomas Edison inventou a primeira lâmpada elétrica, feita com filamento de carvão, que ficou acesa por 45 horas. Sua invenção vinha de seu desejo de fazer pequenas lâmpadas que pudessem ser usadas no lar, como um substituto do gás, principal meio de iluminação naquele tempo. Importante para a turma da imprensa como eu. Ele alem da lampada inventou a câmera de cinegrafia , o microfone e gramofone. O cara foi fantástico para a sua época desde que nasceu.

Nascido em 11 de Fevereiro de 1847 na cidade de Ohio, Thomas Alva Edison, inventor e empresário dos Estados Unidos que desenvolveu muitos dispositivos importantes de grande interesse industrial. Conhecido como “o Feiticeiro de Menlo Park”, foi um dos primeiros inventores a aplicar os princípios da produção maciça ao processo da invenção. Sendo amplamente considerado o maior inventor de todos os tempos. Não apenas mudou o mundo em que vivia, Como também o mundo em que vivemos através de suas maravilhosas invenções.

Ainda criança, apresentou problemas de audição e cresceu com a deficiência. De família de origem pobre, trabalhou para sobreviver desde os 12 anos, quando abandonou a escola pública da cidade de Port Huron (cidade localizada no estado americano de Michigan) para vender jornais e doces nos trens que ligam Port Huron a Detroit. Posteriormente, num vagão que lhe foi cedido, montou uma prensa de impressão e fundou o jornal Weekly Herald que redigia, imprimia e vendia durante as viagens. Sempre que podia, dedicava-se ao estudo de física, mecânica e química e fazia experiências no vagão.

Entre as suas contribuições mais universais para o desenvolvimento tecnológico e científico encontra-se a lâmpada elétrica incandescente, o gramofone, o cinescópio ou cinetoscópio, o ditafone e o microfone de grânulos de carvão para o telefone. Edison é um dos precursores da revolução tecnológica do século XX.

Em 1877 inventou o fonógrafo, um aparelho que consistia em um cilindro coberto com uma folha metálica. Uma ponta pressionava o cilindro e a ela era conectado um diafragma (um disco fino em um receptor onde as vibrações eram convertidas de sinais eletrônicos para sinais acústicos e vice-versa) e um grande bocal. O cilindro era girado manualmente conforme o operador ia falando no bocal (ou chifre). O som emitido pela voz fazia com que o diafragma vibrasse e a ponta fizesse um corte na folha de metal.

Em 1878, com 31 anos, propôs a si mesmo o desafio de obter luz a partir da energia elétrica. Muitos outros cientistas e inventores da época haviam tentado, contudo sem sucesso, como por exemplo: Nernst e Swan, que haviam obtido alguns resultados, mas seus dispositivos tinham vida bastante curta. Edison, Em 1879, produziu a lâmpada incandescente, sendo suas pesquisas custeadas pela Edison Eletric Company. Tal invenção consistia em: Quando se aciona um interruptor, a corrente eléctrica passa pela lâmpada através de duas gotas de solda de prata que se encontram na parte inferior, e em seguida, ao longo de fios de cobre que se acham firmemente fixados dentro de uma coluna de vidro. Entre as duas extremidades dos fios de cobre estende-se outro fio muito fino chamado filamento. Quando a corrente passa por este último, torna-o incandescente, produzindo luz.

Em 1888, é fundada um dos maiores conglomerados do mundo, a Edison General Eletric. Teve também um papel determinante na indústria do cinema. Em 1889, o seu assistente William Dickson, inventou um sistema de engrenagem para uma tira de 15m de película de celulóide. O cinetoscópio de Edison, patenteado em 1891, permitia a observação através de um furo, e foi o precursor de todos os subsequentes aparelhos de filmar, passando a largura do seu filme para 35mm a ser considerada internacionalmente.

Além da câmara cinetoscópica e a lâmpada incandescente, Edison investiu em outros inventos como: motores a válvula de rádio, contribuiu para o melhoramento de navios pequenos usados na 1° guerra mundial (1914-1918). Foi eleito membro da Academia Nacional de Ciências, em 1927. Registrou mais de 2000 patentes.

Em 1931 no dia 18 de outubro, Thomas Alva Edison faleceu reconhecido por seu espírito inventivo e empreendedor, deixando para as gerações decorrentes o exemplo de vida e perseverança. 

Fonte da pesquisa para esse "Bom dia" internet.

MOMENTO PARA PENSAR DE HOJE
"Tudo o que é emitido retorna para à fonte. Essa fonte é você. ( Thomas Edison )

MOMENTO PARA REFLETIR DE HOJE

Bom dia para você


Ariel Villanova
O seu amigo de todos os dias