Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

Alô ToTó !!!! Sábado e dia de tomar vacina.


A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, vai realizar a Campanha de Vacinação Antirrábica animal nesse sábado dia 1º de novembro, das 7h às 16h, em todas as Unidades de Saúde do município. A meta é vacinar gratuitamente 15 mil animais. Todos os cães e gatos a partir de três meses de idade devem ser vacinados, fêmeas gestantes devem ser evitadas. Cerca de 230 profissionais, entre veterinários, enfermeiros, técnicos, agentes comunitários de saúde, e outros, estarão envolvidos na campanha. Por medidas de segurança, não é permitido que menores de 15 anos conduzam animais para vacinação.

Secretária da pasta, Dra. Isaura Maria fala sobre a importância da Campanha Antirrábica. “É muito importante que a gente cuide da saúde desses animais. A Campanha Antirrábica é extremamente necessária para o controle da raiva entre cães e gatos. Vacinando os animais, consequentemente, manteremos nossa população protegida. Todas as unidades de saúde de São Pedro da Aldeia terão as vacinas para aplicação no dia da Campanha e para posterioridade”, disse.

O Coordenador Municipal de Vigilância Sanitária, Júlio Peralva, ressalta a reserva estratégica pós-campanha que será mantida nas unidades de saúde. “Nós manteremos nas unidades uma reserva estratégica pós-campanha, com doses para cerca de quatro meses, para dar oportunidade às gestantes e aos outros animais que, por motivos diversos, não puderam comparecer no Dia D. Nossa expectativa é vacinar em torno de 15 mil cães e gatos. A raiva é uma doença que já tem cura, mas é um processo complicado pela dificuldade do diagnóstico. Qualquer animal pode transmitir a raiva e essa Campanha de Vacinação é de extrema importância para evitar a reincidência da doença no município”, declarou.

Ainda de acordo com o Coordenador, será permitida a liberação em doses individuais com quantidade de gelo suficiente para a cobertura da vacina em embalagens resistentes. A dose é de 1ml independente do tamanho do animal. É recomendado que fêmeas gestantes sejam vacinadas após o período de amamentação. Animais doentes, em tratamento ou debilitados devem aguardar sua total recuperação. É necessário levar a carteirinha de vacinação do animal. Caso não possua, o dono receberá o comprovante de vacina. No ano passado, cerca de 14 mil cães e gatos foram vacinados contra a raiva no município



Texto : Gabrielly Costa