Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

Meninas já podem receber 2ª dose da vacina contra HPV em Arraial



A segunda dose da vacina que previne o câncer do colo do útero já está disponível em todos os Postos de Saúde e no Hospital Geral de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Todas as meninas que tomaram a primeira dose da vacina devem ser vacinadas novamente.

De acordo com o coordenador de Imunização da Secretaria de Saúde, Diego Rodrigues Mendonça, no município a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde de vacinar 80% do público alvo foi atingida na primeira dose, mas é imprescindível que adolescentes do sexo feminino de 11 a 13 anos e 11 meses e 29 dias compareçam às unidades básicas de saúde para a segunda dose.

O esquema adotado pelo Ministério da Saúde é o estendido: 1ª dose, 2ª dose seis meses depois e 3ª dose após cinco anos da 1ª dose (0, 6, 60 meses). A via de aplicação da vacina é intramuscular. A estratégia para sensibilizar os pais e responsáveis sobre a importância da vacinação do HPV recomendada pelo Ministério da Saúde é a adoção de ações educativas, abordando informações sobre o câncer do colo do útero, a importância da vacinação como estratégia de prevenção deste tipo de câncer, os objetivos e os resultados esperados com a vacinação. Também devem ser abordadas orientações quanto à necessidade de continuidade do rastreamento da doença e à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

Saiba a localização dos postos de saúde:

Unidade de Saúde da Família - Morro da Boa Vista
Unidade de Saúde da Família - Sabiá
Unidade de Saúde da Família Hermes Barcelos – Sítio
Unidade de Saúde da Família Juarez Félix Cardoso – Morro da Cabocla
Unidade de Saúde da Família- Monte Alto
Unidade de Saúde da Família da Prainha
Unidade de Saúde da Família Prainha II
Unidade de Saúde da Família Tereza Vieira Franciscone – Figueira

Apoio