Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

Bom dia da redação com Ariel Villanova - 27/9/2014



Bom dia quem é do dia. Bom dia meus amigos leitores. Um ótimo sábado. Ontem a noite a chuva aconteceu com informou a previsão do tempo. Hoje confiarei outra vez na previsão do tempo onde a informação e de que hoje também chove. Você deve estar dizendo.

"O Ariel esta louco. Chover hoje ?".

Mas pode confiar. O tempo esta meio "Boroxoxô". meio barro e tijolo co se fala. Hoje teremos sol com aumento de nuvens pela manhã, pancada de chuvas a noitinha ou mais a noite. Mas o tempo ficara com um panela de pressão, muito abafado e vai fazer calor 33º. Veja o tempo para 3 dias das 7 cidades da Região dos Lagos. ( Tempo ). Hoje devemos tomar muito cuidado na rua, pois teremos muitas crianças correndo atrás de doces. Hoje é Dia de são Cosme e São Damião. E tradição de alguns devotos dos santinhos em entregar doces neste dia para as crianças. Mas tiramos informações sobre e soubemos que em outros lugares não se presenteava com doces e sim com Caruru. Os santinhos são gêmeos mas alguns dizem que eles não eram gêmeos. Você pode ter a sua religião mas como efeito de conhecimento e me aprofundei a respeito dos santinhos das crianças. São Cosme e São Damião são santos católicos com grande receptividade entre as camadas afro-brasileiras do Recôncavo baiano. Seus nomes de batismo são Acta e Passio, nascidos na Arábia do século III, de família nobre e cristã. Os irmãos gêmeos estudaram medicina na Síria e exerciam a profissão gratuitamente. Acusados de feitiçaria, por realizarem milagres, foram jogados de um despenhadeiro – Assim conta a história. Em outras versões ouve-se que tentaram matá-los de várias formas, mas não conseguiram. Por fim foram degolados. Entre seus milagres estão a cura e a materialização (após a morte) para ajudar crianças vítimas de violência.

São associados aos Ibejís, divindades gêmeas do Candomblé. Apesar do catolicismo oficial venerar a figura de Cosme e Damião como santos adultos e que dedicaram a vida a praticar a medicina caridosa, os mesmos santos “correspondem” a entidades infantis nos cultos afro – brasileiros, e é justamente dessa maneira que Cosme e Damião são venerados pela ma ior parte de seus devotos: os santos meninos.

Pessoas devotas , crianças, católicos, pais-de-santo, babalorixás, vendedores ambulantes do souvenir dos santos, simpatizantes, toda essa gente devota segue em clara romaria até o bairro da Liberdade, precisamente á Paróquia dos Santos Cosme e Damião, no dia 27 de setembro. Durante todo o dia de São Cosme e São Damião, são várias celebrações com procissão, missas durante o dia e uma celebração do Cardeal á noite.

Os devotos de São Cosme e Damião costumam “dar Caruru de Cosminho” em suas casas durante o mês de setembro e principalmente no seu dia: 27 de setembro. A festa já começa durante os preparativos, e mexe com todo o comércio de feiras em Salvador, quando se tem uma procura maior dos ingredientes para a grande festa e quando a família se reúne para cortar os quiabos em forma de cruz e depois em estreitas rodelas, preparar os temperos, torrar e triturar o amendoim e a castanha, temperar a galinha e fazer os seus pedidos também. A quantidade dos quiabos do Caruru, geralmente chegam aos milhares, a depender da promessa, devem ser cortados por quem está oferecendo, mas vale a ajudas de participantes voluntários que também fazem a sua reza e pedidos aos santos gêmeos.

Nas proximidades do dia 27 de setembro, é comum encontrar, pelas ruas da Bahia, crianças, adultos , a espera de um prato de caruru, aliás, na Bahia, não se diz São Cosme e São Damião e sim São Cosme e Damião), para o caruru dos santos. A dupla imagem de madeira ou uma simples gravura emoldurada é exposta numa caixa enfeitada em papel de seda colorido, envolta em fitas e cheia de flores, rosas ou flores de laranjeira, muitas vezes. Não se pode comemorar santos tão populares nos lares baianos sem que se peça esmola para a missa.

Vale tudo para se fartar de uma prato de caruru: pode-se ir às ruas, sem a menor cerimônia, e esperar que pessoas simplesmente ofereçam as quentinhas do farto prato ou pode-se ir até a casa de familiares e amigos durante o período do mês de setembro para prestigiar os santos e saborear as iguarias afro-baianas. Grande também é o número de lares baianos que festejam o grande dia dedicado aos dois mártires da Igreja. Tão populares como São João, como Santo Antônio, os dois santos têm a sua festa comemorada sobretudo com um grande almoço, o caruru dos santos.

Corri muito atrás de doces em minha infância neste dia. Independente de religião era muito divertido. Estou com uma vontade de comer um docinho. Acho que vou comer um docinho. Vou lembrar os tempos de infância e vou tentar pegar um docinho na rua. Rsss, fui correr atrás de doces Tchau!!! Quer vir comigo? kkkk.

MOMENTO PARA PENSAR DE HOJE
"Não lute contra a sua própria natureza mais a domine para o seu próprio bem"

MOMENTO PARA REFLETIR DE HOJE
Quanto você vale ?

Bom sábado
#pegandodoces

Ariel Villanova
O seu amigo de todos os dias