Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

Vacinas contra Hepatite "A" chegam finalmente em Cabo Frio

Arquivo

A assessoria de imprensa informou que por causa do feriado da última sexta-feira 15 de agosto no município a distribuição das vacinas para os postos sofreu atraso. Mas a campanha na cidade começou na terça-feira dia 19 de agostos. A meta na cidade é imunizar 2.800 crianças (na faixa hetária indicada) com a nova vacina. O Brasil passa a ofertar todas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O governo estima reduzir em 65% o número de casos de hepatite e em 59% as mortes causadas pela doença. Hepatite A é uma doença infecciosa aguda que atinge o fígado. De acordo com a OMS, a cada ano, ocorrem cerca de 1,4 milhão de casos no mundo. Nos países com precárias condições sanitárias e socioeconômicas, a hepatite apresenta alta incidência.

Crianças de 12 meses até menores de dois anos (um ano, 11 meses e 29 dias) poderão ser vacinadas nas Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs). A meta é que 95% do público-alvo tomem a dose da vacina até o fim do ano. A campanha é organizada localmente pelas secretarias municipais de Saúde. A maioria dos casos se concentra nas regiões Norte e Nordeste do país, que juntas representam 55,8% das confirmações do vírus.

De 2% a 7% dos casos apresentam a forma grave da doença, que leva à hospitalização e à morte. Outras campanhas A Campanha Nacional Contra Pólio e Sarampo acontecerá em novembro. Crianças de seis meses até menores de cinco anos deverão ser imunizadas contra pólio. Crianças de um ano até menores de cinco anos deverão receber a vacina contra o sarampo.