Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

Super Lua iluminará os céus amanhã a noite



O fenômeno conhecido como'Super Lua' poderá ser observado neste domingo, dia 10 de agosto. Nesta data, que coincide com o Dia dos Pais no Brasil, a Lua estará mais próxima do horizonte. Durante o fenômeno o satélite natural da Terra estará 14% mais próximo do planeta e 30% mais brilhante do que outras Luas Cheias do ano.


Este ano, no dia 12 de julho, já aconteceu o fenômeno, previsto para acontecer novamente amanhã, entretanto, de acordo com oObservatório Astronômico de Lisboa, aSuper Lua de amanhã será a mais expressiva de todas.


No Rio de Janeiro, a Lua vai nascer às 17h40min e vai se pôr no amanhecer de segunda-feira, às 6h41min. Para Josina Nascimento, responsável pelos cálculos e edição do Anuário do Observatório Nacional, “se o tempo estiver bom, qualquer momento entre o nascer e o pôr da Lua será favorável para observar nosso satélite natural tão encantador”.


De acordo com informações do Observatório Nacional, no próximo mês, em 8 de setembro, teremos novamente uma Superlua: o instante da Lua Cheia será às 22h38min e o perigeu será à 0h31min, com a Lua a 358.388km da Terra. Em 28 de setembro de 2015, veremos a Superlua de maior aproximação do ano, quando a Lua estará a 356.877 km e o instante do perigeu e da Lua Cheia vão diferir em somente dois minutos.