Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

Morte por meningite em Rio das Ostras e morte por leptospirose em Araruama. "Ta complicado"

(Foto Angelo - Rio das Ostras Jornal)

Jovem de 22 anos morre por leptospirose em Araruama

Vai ser enterrado quarta-feira dia 6 de agosto o rapaz de 22 anos que morreu de leptospirose, em Araruama. De acordo com a direção do Hospital Estadual Roberto Chabo, Afonso Neto Ferreira da Silva Júnior deu entrada na unidade há sete dias com febre, dores nas costas e nas pernas, diminuição do volume urinário e dificuldade de respiração. Ele foi submetido a exames clínicos, raios-x de tórax e ecocardiograma. Os exames clínicos constataram leptospirose.

O paciente foi internado na UTI, onde foi sedado e recebeu medicação intravenosa de antibiótico para o tratamento. Mas o quadro evoluiu com falência múltipla de órgãos, choque séptico e síndrome de weil (leptospirose íctero hemorrágica, uma forma mais grave da doença). O jovem não resistiu e morreu na última segunda-feira dia 4 de agosto. Ele será enterrado no Cemitério Cacúia, na Ilha do Governador, na capital.



Prefeitura confirma morte de jovem por meningite em Rio das Ostras

A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras, confirmou na manhã desta terça-feira 5 de agosto que a causa de morte de uma adolescente de 15 anos no último sábado dia 2 de agosto foi mesmo a meningite. De acordo com o órgão, mesmo sem o resultado do exame laboratorial, que fica pronto em cerca de 15 dias, o diagnóstico clínico comprova a causa da morte.

Na segunda-feira dia 4 de agosto, uma equipe da Secretaria de Saúde esteve no Colégio Municipal Professora América Abdalla, onde a menina estudava, para conversar com pais de alunos. Os especialistas deram orientações sobre a doença e formas de transmissão. Segundo a prefeitura, a cidade registrou dois casos de meningite neste ano. Além da adolescente, uma senhora de 52 anos contraiu a doença. Ela está internada no Hospital Municipal e passa bem.

Infectologista da Rede Municipal de Saúde, a médica Beatriz Rudnick, explicou a todos no colégio que a transmissão da meningite bacteriana se dá por gotas de saliva e, portanto, devem tomar o antibiótico as pessoas que tiveram contato próximo com a jovem.

"A Secretaria de Saúde agiu rápido e já convocou e medicou as pessoas que tiveram contato com as pacientes. Vamos ter excesso de zelo e não, negligência", explica a médica. Ela informou que casos de meningite são esperados durante o ano. Não há um quadro de epidemia, como reforça a especialista.

Controle

Segundo a Secretaria de Saúde, todas as medidas de controle da doença já estão sendo tomadas. A investigação epidemiológica avaliou que não há relação entre os dois casos. Todos os familiares, das duas pacientes, já foram contatados e estão sendo tratados com antibióticos. Também foram convocados e já estão recebendo o medicamento e passando por avaliação médica os colegas de turma da jovem e seus professores.

Sintomas

A Secretaria de Saúde esclarece que devem procurar atendimento de emergência as pessoas que apresentarem os principais sintomas da doença; que são febre, dor de cabeça intensa, vômitos em jatos, manchas vermelhas pelo corpo e rigidez da nuca. No caso de dúvidas, a população deve procurar a Vigilância Epidemiológica da sua cidade

Relembre o caso

A adolescente deu entrada no Pronto Socorro Municipal na manhã de sábado (2) com sintomas semelhantes aos da doença. Seis horas depois ela nâo resistiu e morreu na unidade. De acordo com a Secretaria, todos os familiares já foram contactados e estão sendo tratados com a medicação profilática (antibióticos). Também foram contactados e já estão recebendo o medicamento e passando por avaliação médica os colegas de turma da jovem e os professores, considerando que devem ser tratadas as pessoas que tiveram contato com a vítima nas 24 horas anteriores ao diagnóstico da doença.

O meningococo é uma bactéria cuja transmissão se dá de pessoa à pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas de saliva. Para transmissão há necessidade de contato íntimo com a pessoa infectada (residentes na mesma casa, colega de dormitório ou namorado) ou contato direto com as secreções respiratórias do paciente.