Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

Bom dia redação 29 de agosto de 2014

_Praia de Búzios - Monumento aos Pescadores)
Bom dia, Bom dia, Bom dia.... Para todos os amigos leitores do Jornal O Resumo. Estamos preparando e buscando as notícias para a edição online de hoje. De hora em hora você tem uma informação no seu Facebook ou no seu email.
O dia de hoje será como o de ontem, um pouco frio e pode garoar a qualquer momento, podendo aparecer aquele arco-iris como apareceu ontem, por que o sol pode dar as caras um pouco tímido, mas pode aparecer.
Hoje é Dia do Nacional do Combate ao Fumo. Muito importante isso. Pesquisamos para trazer para vocês e servindo de contribuição para o dia de hoje em um site que faz essa campanha muito importante sobre o
anti-fumo: www.leiantifumo.sp.gov.br
Com a entrada em vigor da nova legislação antifumo, fica proibido fumar em ambientes fechados de uso coletivo como bares, restaurantes, casas noturnas e outros estabelecimentos comerciais. Mesmo os fumódromos em ambientes de trabalho e as áreas reservadas para fumantes em restaurantes ficam proibidas. A nova legislação estabelece ambientes 100% livres do tabaco.

A medida acompanha uma tendência internacional de restrição ao fumo, já adotada em cidades como Nova York, Londres, Paris e Buenos Aires. Inúmeros estudos realizados comprovaram os males do cigarro não apenas para quem fuma, mas também para aqueles que se vêem expostos à fumaça do cigarro. É principalmente a saúde do fumante passivo que a nova lei busca proteger. Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), o fumo passivo é a terceira maior causa de mortes evitáveis no mundo.

A nova lei restringe, mas não proíbe o ato de fumar. O cigarro continua autorizado dentro das residências, das vias públicas e em áreas ao ar livre. Estádios de futebol também estão liberados, assim como quartos de hotéis e pousadas, desde que estejam ocupados por hóspedes. A responsabilidade por garantir que os ambientes estejam livres de tabaco será dos proprietários dos estabelecimentos. Os fumantes não serão alvo da fiscalização.

Para evitar punições, os responsáveis pelos estabelecimentos devem adotar algumas medidas. Entre elas, a fixação de cartazes alertando sobre a proibição, e a retirada dos cinzeiros das mesas de bares e restaurantes como forma de desestimular que cigarros sejam acesos. Devem, também, orientar seus clientes sobre a nova lei e pedir para que não fumem. Caso alguém se recuse a apagar o cigarro, a presença da polícia poderá ser solicitada.

Em caso de desrespeito à lei, o estabelecimento receberá multa, que será dobrada em caso de reincidência. Se o estabelecimento for flagrado uma terceira vez, será interditado por 48 horas. E, em caso de nova reincidência, a interdição será de 30 dias.

Ao proibir que se fume em ambientes fechados de uso coletivo, a lei antifumo estabelece uma mudança de comportamento com reflexos diretos na saúde pública. Mudança que será estimulada por campanhas educativas e fiscalizada pelo poder público. E que terá na colaboração da população uma de suas principais armas.

Não pode fumar

No interior de bares, boates, restaurantes, escolas, museus, áreas comuns de condomínios e hotéis, casas de shows, açougues, padarias, farmácias e drogarias, supermercados, shoppings, repartições públicas, hospitais e táxis.

Pode Fumar

Em casa, em áreas ao ar livre, estádios de futebol, vias públicas, nas tabacarias e em cultos religiosos, caso isso faça parte do ritual. Quartos de hotéis e pousadas, desde que ocupados por hóspedes, estão liberados.

Fonte: www.leiantifumo.sp.gov.br

MOMENTO PARA PENSAR DE HOJE
"Aquele que cultiva o bem com pensamentos positivos cultiva o seu próprio êxito.

MOMENTO PARA REFLETIR DE HOJE(LINK ABAIXO PARA ACESSO)
Fique ligado somente em pensamentos positivos


Um otimo dia para você, é o que deseja seu amigo de todos os dias


Ariel Villanova
Locutor / Repórter