Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

Bom dia da redação - 22 de agosto de 2014

Mais um dia turma amiga do Jornal O Resumo. Dia 22 de agosto um lindo dia hoje. Você pode ficar tranquilo que termos um céu limpo somente com poucas nuvens mas teremos aquele frio ao entardecer com aquele vento frio e chato. Veja o tempo em nossa página clicando aqui.
 Hoje marcou nesta data o falecimento de Juscelino Kubitschek o homem que criou Brasilia, agora a capital do Brasil. JK como era conhecido, nasceu em Diamantina, Minas Gerais, no dia 12 de setembro de 1902. Desde os trinta e dois anos de idade se dividia entre a medicina e a carreira política, mas em 1934, com sua vitória para deputado federal, decidiu-se pela dedicação ao Brasil.

Foi nomeado para a prefeitura de Belo Horizonte em 1940 e, dez anos depois, foi eleito governador do estado de Minas, com o slogan "Energia e Transporte". Eleito presidente da república em 1955 com uma diferença pequena de votos para Juarez Távora (6%), JK encontrou o país ainda sobre tensão de toda a questão política que havia ocorrido com o suicídio de Getúlio Vargas. Fio ai que começou a construir Brasilia. Já em janeiro de 1956, o Levante de Jacareacanga viria comprovar a intranquilidade do país. Inúmeras greves, a forte seca no Nordeste, a Revolta de Aragaças, e outras conturbações se seguiriam, mas foram os planos de desenvolvimento do país que ficaram como marca do seu governo.

O lema "cinquenta anos em cinco", o plano de metas, a criação da Sudene, a transferência da capital para Brasília, e a política externa na operação Pan-americana foram as características que ficaram para a história.

JK, com o objetivo de "desenvolver para sobreviver", abriu as portas do país para o capital externo e enfatizou o processo de substituição de importações. Saiu do poder com grande popularidade e muitas chances de reeleição, como muitos profetizaram.

Mas o regime militar cassou os seus direitos e encerrou a sua carreira política, partindo para a Europa em 1961.

De volta ao Brasil em 1964, aliou-se a Carlos Lacerda e João Goulart na Frente Ampla, mas não obteve sucesso.

Juscelino faleceu num acidente de carro na estrada entre Rio de Janeiro e São Paulo, a 22 de agosto de 1976.

Hoje também é o Dia do Folclore e Dia do supervisor Educacional. Mas hoje na realidade se comemora o seu dia por que hoje é o dia da sua vitória. Pense no bem e colherá o bem.

MOMENTO PARA PENSAR DE HOJE
"Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você" (Cynthia Kersey)

MOMENTO PARA REFLETIR DE HOJE ( LINK ABAIXO PARA ACESSAR )

"Mantenha elevado o seu otimismo".