Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

Atenção : Defesa Civil alerta sobre fenômeno climático no oceano



A Defesa Civil de Cabo Frio, divulgou nesta sexta-feira dia 8 de agosto que está buscando medidas preventivas diante da possibilidade de ocorrer o evento climático El Niño no Oceano Pacífico, previsto para o segundo trimestre de 2014, conforme boletim da Organização Meteorológica Mundial (OMM), ligada às Nações Unidas.

O fenômeno se configura pelo aquecimento da superfície do mar com repercussões em várias partes do mundo. De acordo com o superintendente da Defesa Civil de Cabo Frio, Marcio D'Alincourt Filson Sore, o município está ajudando a tornar a informação de conhecimento público para que as pessoas possam se precaver. Enquanto isso, medidas preventivas estão sendo levantadas diante da possibilidade do aumento da quantidade de chuva e de vento fortes na Região Sudeste.

O JR pesquisou sobre esta informação de tudo que foi dito existe, mas a população de nossa Região não precisa ficar preocupada, pois um grande maremoto não invadira nossas praias. O que levantado por nossa equipe seria fortes chuvas neste trimestre dito acima, onde as prefeituras deveriam tomar sua providencias, sabendo que poderá vir grandes quantidades de chuvas, limpando os locais e bairros que constantemente se sabe quando se tem pouca chuva algumas ruas ficam alagadas. 

Prefeitos: Fiquem atentos

Veja na ilustração que o Brasil não é atingido diretamente. Somente uma grande ressaca e fortes chuvas mas nada preocupante. O Fenômeno vira com baixa intensidade. 

Uma coisa podemos dizer e confirmar...a passagem do "El Niño" modificara alguma coisa no planeta



Veja a base da pesquisa feita na internet para esse assunto

Um novo estudo publicado, revelou que existe uma probabilidade de, pelo menos, 76% de um fenômeno El Niño no final de 2014. Ele remodelaria os padrões climáticos globais por um ano ou mais, aumentando as chances de que 2015 seja o mais quente desde o início dos registros de clima, no século XIX.


A pesquisa foi divulgada pela revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) e fala sobre um evento que poderia afetar todo o mundo por meio da mudança nas correntes atmosféricas. O El Niño é um fenômeno causado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico e pela redução de ventos na região equatorial.


O resultado são precipitações e secas anormais em diversas partes do globo, além de aumento ou queda de temperatura. A pesquisa se baseia em um estudo apresentado em 2013, que propôs pela primeira vez um novo método de previsão do El Niño. O El Niño causa precipitações e secas anormais em diversas partes do globo, além de aumento ou queda de temperatura


Hoje, os cientistas podem prever de forma confiável o início e a gravidade do evento somente seis meses antes de ele acontecer. E, para piorar, esse tempo pode diminuir: cortes recentes de orçamento para boias que monitoram o oceano devem piorar a previsão.


Contudo, o novo estudo teve uma abordagem diferente em relação às técnicas convencionais. Enquanto os modelos de previsão de hoje observam as condições oceânicas e ventos alísios, que geralmente sopram de leste a oeste, o novo método confia em um índice que compara as temperaturas do ar na área onde o fenômeno acontece normalmente com as temperaturas em todo o resto do Pacífico.


Organização Meteorológica Mundial (OMM), ligada à ONU, já havia defendido em Genebra que o oceano poderá viver novamente o fenômeno climático no terceiro trimestre. De acordo com a entidade, se as condições não continuarem neutras, episódios do El Niño de baixa intensidade devem ocorrer.