Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

Alunos de Cabo Frio recebem medalhas na OBMEP

(Foto Gilberto Verdade)

Mais uma vez Cabo Frio, foi bem representada na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Na 9ª edição, a Obmep premiou quatro alunos da Rede Municipal. A cerimônia regional de premiação do estado do Rio de Janeiro foi referente ao ano de 2013 e contou com a presença de alunos, familiares, diretores escolares, professores e equipe da Secretaria de Educação de Cabo Frio.

O estado do Rio de Janeiro conquistou 342 medalhas no total, sendo 54 de ouro, 78 de prata e 210 de bronze, além de 1.701 menções honrosas por participação. O total nacional foi de aproximadamente 45 mil participações de alunos. Deste total, duas medalhas de prata foram para os alunos cabo-frienses Claridad Geraldeli Vieira, então cursando o 9º Ano na E. M. Prof. Edilson Duarte, e Luis Felipe, que em 2013 estava no último Ano do Colégio Municipal Rui Barbosa, e outras duas de bronze foram para Caio Augusto F. Resende, do 8º Ano da E. M. Prof.ª Márcia Francesconi Pereira, e Matheus Moreira, do 7º Ano da E. M. Alfredo Castro.

A OBMEP é um projeto do Governo Federal que tem como objetivo estimular o estudo da Matemática e revelar talentos na área. Iniciada em 2005, a Olimpíada vem crescendo a cada ano e criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país. A olimpíada envolve estudantes do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio.

Aos medalhistas são oferecidas bolsas do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC Jr.) e do Programa de Iniciação Científica e Mestrado (Picme). Com duração de um ano, o PIC Jr. tem o objetivo de aprofundar o conhecimento matemático dos bolsistas, expandir o gosto pela matemática e pela ciência em geral e estimular a criatividade por meio do confronto com questões da disciplina